R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias

Icone de Agenda do Dia Agenda do Dia

publicado em 09/11/2012 às 12h24: atualizado em: 09/11/2012 às 12h24

Antiga gráfica da Bloch será implodida neste sábado

No antigo edifício abandonado há 12 anos, viviam 132 famílias em condições insalubres

Do R7
  • Texto: 
  • Aumentar a fonte da matéria
  • Aumentar a fonte da matéria

A Prefeitura vai implodir neste sábado (10), às 7 horas, o prédio onde funcionava a antiga gráfica da Editora Bloch, na Rua Frei Caneca, número 511, no Estácio (ao lado do Instituto Félix Pacheco).

A operação vai começar às 5 horas com o isolamento da área e o fechamento das ruas Frei Caneca, entre as ruas São Carlos e a Viscondessa de Piraçinunga; Neri Pinheiro e Correia Vasquez. A previsão é de que a implosão tenha duração de 11 segundos. Às 7h30, a área já estará liberada.

No antigo edifício abandonado há 12 anos, viviam 132 famílias em condições insalubres e que foram reassentadas pela Secretaria de Habitação. No terreno, será construído um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00. Serão 91 apartamentos de dois e três quartos em dois blocos, cada um com dois elevadores.

Para a implosão do edifício, a Defesa Civil distribuiu um comunicado orientando a população sobre as medidas que serão tomadas. Os moradores da área de segurança máxima indicada pela Defesa Civil (num raio de 150 metros do prédio) deverão desocupar a região com até uma hora de antecedência. Ao sair das residências, deverão levar os animais, fechar o registro do gás (botijão), a chave geral da energia, além de portas e janelas. Os moradores e transeuntes vão permanecer fora dos limites de segurança estabelecidos e não poderão retornar aos imóveis ou transitar na região até a liberação da área. Não poderá haver veículos estacionados nas ruas interditadas.

Na implosão, serão utilizados 75 kg de dinamite. O prédio tem 7 pavimentos e uma altura de 30 metros, sendo 700 m² de área por andar. Durante a operação, haverá cinco toques de sirene. O primeiro às 6h30, para o bloqueio total das vias; o segundo às 6h50, para inspeção final da área evacuada; o terceiro às 06h55, de atenção; o quarto toque às 7h, para a implosão; e o quinto e último toque às 7h15, após a checagem e liberação da área.

A previsão é de que a implosão gere um volume de cerca de 7 mil m³ de entulho, que serão reciclados e utilizados nas obras da Secretaria Municipal de Habitação.

Veja outros fatos que acontecem neste sábado



 

 


Shopping