R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

24 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias

Icone de Agenda do Dia Agenda do Dia

publicado em 19/10/2012 às 19h34: atualizado em: 19/10/2012 às 19h34

BH: Cegos testam aparelho que pode facilitar acesso ao transporte público

Cidade pode ser a primeira do País a oferecer autonomia aos deficientes visuais

Do R7
  • Texto: 
  • Aumentar a fonte da matéria
  • Aumentar a fonte da matéria

Um novo sistema eletrônico promete facilitar a vida de deficientes visuais que enfrentam o desafio de embarcar no ônibus correto pelas ruas de Belo Horizonte. Uma empresa colocará em testes, a partir desta segunda-feira (22), um aparelho que permite que o cego chame a linha desejada e seja avisado por um som quando ele chegar ao ponto.

Até o dia 4 de novembro, 20 voluntários vão com o equipamento DPS2000 às ruas para solicitar o embarque na linha 4205, que faz o trajeto Ermelindo - Salgado Filho. Treze veículos foram equipados com os dispositivos sonoros.

Se aprovado nos testes, o dispositivo será implantado em toda a frota de BH, compsota por 3.000 veículos. Dessa forma, a cidade pode ser a primeira capital do País a oferecer autonomia aos cegos no transporte público.

Segundo a empresa responsável pelo equipamento, a Geraes Tecnologias Assistivas, o sistema é simples e de baixo custo e pode trazer benefícios para a população. O passageiro usa um aparelho transmissor do tamanho de um celular, em que cadastra as linhas de ônibus por meio de menus sonoros. Quando o usuário estiver no ponto, o transmissor emite um sinal que chega a um receptor instalado nas portas dianteiras dos veículos e avisa o motorista. No ponto, o alto-falante narra o número da linha até que o passageiro embarque.

A expectativa é que a tecnologia auxilie outros públicos no futuro, como idosos, deficientes físicos e analfabetos.

Veja outros fatos que acontecem nesta segunda-feira



 

 


Shopping