R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias

Icone de Agenda do Dia Agenda do Dia

publicado em 07/12/2012 às 20h29: atualizado em: 07/12/2012 às 20h30

Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, terá entrada gratuita neste sábado

Ação é uma homenagem ao arquiteto, que faleceu na quarta-feira (5

Do R7
  • Texto: 
  • Aumentar a fonte da matéria
  • Aumentar a fonte da matéria

O MON (Museu Oscar Niemeyer), projetado pelo próprio arquiteto em 1967 e inaugurado em 1978 em Curitiba (PR), terá entrada gratuita neste sábado (8). A iniciativa é uma homenagem a Niemeyer, que faleceu na noite de quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos. O corpo dele foi enterrado na sexta-feira (7).

O primeiro prédio, da década de 60, tem o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 m. Ele abrigou algumas secretarias estaduais do Paraná até o ano de 2001, quando o governo decidiu transformá-lo em museu. Em 2003 foi inaugurado o novo anexo, conhecido como Museu do Olho, também projetado por Niemeyer e pela equipe dele. O espaço todo tem 35.000 m², está situado no bairro do Centro Cívico e é um conhecido ponto turístico de Curitiba.

Para a diretora do museu, Estela Sandrini, o arquiteto deixou obras para a humanidade.

— Ele era o artista da forma, mas acima de tudo um humanista. O MON é um grande legado que ele nos deixa e temos orgulho de poder manter viva a sua trajetória e de outros grandes artistas como ele.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores nomes da arquitetura moderna em todo o mundo. As obras dele são vistas em diversas cidades do mundo. As principais delas são o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; além do Caminho Niemeyer, em Niterói.

Veja outros fatos que acontecem neste sábado



 

 


Shopping