R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias

Icone de Agenda do Dia Agenda do Dia

publicado em 29/10/2012 às 19h50: atualizado em: 29/10/2012 às 19h50

Prefeitura lança projeto "Cuiabá Recicla" nesta terça

O projeto é uma iniciativa no processo de coleta seletiva dos resíduos sólidos da capital

Do R7
  • Texto: 
  • Aumentar a fonte da matéria
  • Aumentar a fonte da matéria

A prefeitura de Cuiabá, através do Programa Valorizando Vidas, lança o projeto “Cuiabá Recicla”, nesta terça-feira (30), em parceria com o Grupo Renosa. O lançamento ocorre às 8h30, na Usina de triagem de Reciclagem, no bairro Jd. Umuarama.

O Cuiabá Recicla é uma iniciativa no processo de coleta seletiva dos resíduos sólidos da capital. Os objetivos são: melhorar a qualidade ambiental e de saúde pública; favorecer a inclusão social e econômica dos catadores, por meio da promoção de emprego e renda; melhorar as condições de vida dos catadores e suas famílias; e reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário.

O projeto Cuiabá Recicla beneficiará inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma ferramenta importante no processo de educação ambiental, na medida em que sensibiliza a comunidade, especialmente as escolas, sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

As lixeiras seletivas de resíduos sólidos já existem há vários anos em Cuiabá e são divididas por cor. Portanto, é preciso estar atento a cada tipo de resíduos sólidos a serem coletados:

Azul: papel – jornais e revistas; folhas de caderno; formulários de computador; caixas; aparas de papel; envelopes; rascunhos; cartazes velhos. NÃO serão recolhidos: papel de fax; etiquetas adesivas; papel carbono e celofane; fita crepe; papéis sanitários, metalizados, parafinados ou plastificados; guardanapos; bitucas de cigarro; fotografias.

Vermelho: plástico – embalagens de margarina; produtos de limpeza e higiene; embalagens PET (refrigerantes, suco e óleo de cozinha); copos de guaraná natural e mate; canos, forros, mesas e cadeiras de PVC. Não serão recolhidos: cabos de panela; copos descartáveis; adesivos; isopores; espumas; embalagens metalizadas; fraldas descartáveis.

Verde: vidro – recipientes em geral; garrafas e copos (Obs. O vidro, quando quebrado, deve estar enrolado em jornal e identificado). Não serão recolhidos: espelhos, cristais, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV.

Amarelo: metal – latas de óleo, leite em pó e conservas; latas de refrigerante, cerveja e suco; alumínio; ferro; cabos e fios. Não serão recolhidos: clipes; grampos; pregos; esponjas de aço; tachinhas; pilhas e baterias; latas de tinta; frascos de aerossol.

Para saber os dias e horários do caminhão do Cuiabá Recicla, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos através do telefone (65) 3645-5500.

Veja outros fatos que acontecem nesta terça



 

 


Shopping