R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias

Icone de Agenda do Dia Agenda do Dia

publicado em 18/10/2012 às 20h01: atualizado em: 18/10/2012 às 20h01

SP: Começa nesta sexta a 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema

Este ano, a mostra homenageiao diretor russo Andrei Tarkóvski (1932-1986)

Do R7
  • Texto: 
  • Aumentar a fonte da matéria
  • Aumentar a fonte da matéria

Um ano após a morte de seu criador, Leon Cakoff, a 36ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta sexta-feira (19) privilegiando filmes inéditos no Brasil. Até o dia 2 de novembro, o festival apresenta cerca de 350 filmes de mais de 60 países.

Este ano, a mostra faz homenagem especial ao diretor russo Andrei Tarkóvski (1932-1986), com uma retrospectiva completa de sua obra e o lançamento do livro Tarkóvski-Instantâneos, que apresenta 60 imagens polaróides feitas pelo diretor. Paralelamente à exibição de filmes, será realizada também a exposição Luz Instantânea: Polaróides de Andrei Tarkóvski, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), com uma série de 80 imagens feitas pelo diretor entre os anos 1979 e 1984.

O japonês Minoru Shibuya (1907-1980) e o russo Sergei Loznitsa, que vai participar do evento, são outros diretores homenageados na mostra. A exibição do filme Alma Corsária também marca homenagem especial ao diretor brasileiro Carlos Reichenbach, que morreu em junho deste ano.

Entre os filmes em exibição estão o italiano A Bela que Dorme, de Marco Bellochio, premiado no Festival de Veneza deste ano; Além das Montanhas, de Cristian Mungiu, premiado por melhor roteiro no Festival de Cannes; Tabu, do jovem diretor português Miguel Gomes, premiado no Festival de Cinema de Berlim e que já foi exibido no Festival do Rio; e The Angel’s Share, de Ken Loach, que recebeu o prêmio especial do júri em Cannes.

Os filmes serão exibidos em 28 salas de cinema, museus e instituições culturais da capital paulista. Algumas das sessões, como as que ocorrem no Festival da Juventude voltadas para estudantes, são gratuitas. Basta que o estudante de ensino fundamental ou médio apresente comprovante escolar. Haverá também sessões gratuitas no Itaú Cultural, no vão livre do Masp, na Matilha Cultural, na Faap e nos centros educacionais integrados (Ceus) Perus e Parque Anhanguera. As sessões no Cine Olido custam apenas R$ 1.

Uma sessão especial de Nosferatu, de F.W. Murnau, um dos filmes de terror mais influentes da história do cinema, será exibida ao ar livre no Parque Ibirapuera, com acompanhamento da Orquestra Sinfônica e Coral e regência do maestro alemão Pierre Oser. A sessão encerra a mostra de cinema no dia 2 de novembro, a partir das 20h. Haverá também uma exibição do clássico Tubarão, de Steven Spielberg, em data ainda não anunciada. Na cerimônia de premiação do evento, marcada para 1º de novembro, será apresentada a animação Frankenweenie, de Tim Burton, produção inédita no país.

Após a exibição na capital, alguns dos filmes seguem para apresentação nas cidades de Araraquara, Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.

Mais informações sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo podem ser encontradas no site http://36.mostra.org/.

Veja outros fatos que acontece nesta sexta



 

 


Shopping