R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

18 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias

Icone de Agenda do Dia Agenda do Dia

publicado em 09/11/2012 às 12h38: atualizado em: 09/11/2012 às 12h38

Trens do metrô ficam parados neste domingo para modernização do sistema

Funcionamento passa a ser automático e os pilotos serão apenas supervisores

Do R7
  • Texto: 
  • Aumentar a fonte da matéria
  • Aumentar a fonte da matéria

Os trens do metrô não circularão neste domingo (11). Segundo o Metrô-DF, o funcionamento será interrompido para a realização do primeiro teste para implantação de um novo sistema que "dará mais precisão à condução dos trens".

De acordo com informações publicadas pelo site da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, com o Automatic Train Operation (ATO), será possível, por exemplo, prever com precisão os intervalos entre os trens. A escolha do domingo para a realização do teste foi estratégica por ser o dia da semana com o menor fluxo de passageiros, informou a companhia.

Com o ATO, os pilotos passam a ter uma função de supervisão, atuando em situações estratégicas. O sistema, de acordo com o Metrô-DF, proporciona o funcionamento automático dos trens, com uma operação mais coordenada de todo o percurso. Com ele, tudo passa a ser controlado pelo CCO (Centro de Controle Operacional), que tem uma visão geral de todo o sistema e pode garantir a normalidade da operação.

Todos os equipamentos necessários para o funcionamento do ATO já estão instalados nos trens, na via e nas estações. O CCO também foi atualizado para suportar as inovações.

A idéia é reduzir o tempo de viagem com segurança e uma economia de energia de 5%, já que a operação padronizada alinhará a ação dos pilotos, buscando a máxima eficiência na condução dos trens.

Os primeiros trechos a passar pelo teste serão os dois ramais que ligam a Feira do Guará aos terminais de Samambaia e Ceilândia. Caso não ocorram imprevistos, a operação em ATO terá início em dezembro, em caráter experimental, nos dois ramais testados.

Veja outros fatos que acontecem neste domingo



 

 


Shopping