Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aprenda a preparar seu veículo para a venda

Consultores dão dicas para encantar o cliente e fechar negócio

|Matéria Patrocinada

Consultores mostram como preparar o carro para a venda
Consultores mostram como preparar o carro para a venda Consultores mostram como preparar o carro para a venda

Na hora de comprar uma roupa é comum observar detalhes da costura, verificar se há algum fio fora do lugar ou manchas. Imagine então quando a compra em questão é um carro. Por isso, não dá para apresentar o veículo ao futuro comprador de qualquer maneira.

O primeiro passo, segundo o consultor automotivo da Dailycar, Alexandre Reolon, é fazer uma lavagem completa para melhorar a aparência do veículo: “ A lavagem do motor não é recomendável devido aos riscos envolvidos com componentes eletrônicos, porém uma limpeza superficial com pano úmido pode ajudar bastante”, orienta.

Para o consultor técnico da Potência, Robson Gazeta, essa limpeza geral do veículo é muito importante para valorizar a venda e encantar o cliente. “Um veículo limpo e bem cuidado faz os olhos de qualquer pessoa brilhar”, diz.

Detalhes fazem toda a diferença na aparência do veículo: “Alguns dos pontos que pouca gente leva em consideração na hora da venda são pequenos detalhes que causam uma poluição visual e, por isso, devem ser retirados, como adesivos, película de vidros desbotada, riscada ou com bolhas, e estofamento manchado. São atitudes simples e que ajudam a melhorar a imagem do carro”, sugere Alexandre Reolon.

Publicidade

Quando trocar o pneu?

O pneu deve ser trocado se estiver com desgaste próximo ao limite de segurança. “O ideal é trocá-los por motivos de segurança e enfatizar para os interessados como um ponto positivo, mostrando que o carro está com pneus novos. Porém, se estiverem no final de sua vida útil, mas ainda em condições de uso, vale a pena a opção de oferecer um desconto para o futuro comprador assumir a substituição”, recomenda Alexandre Reolon.

Publicidade
Autoline
Autoline Autoline

Faça uma revisão básica

Para evitar futura dor de cabeça, o consultor Robson Gazeta recomenda fazer uma revisão antes da venda: “Faça uma revisão básica em um mecânico de confiança para evitar problemas na venda e deixar o comprador mais tranquilo na negociação”.

Publicidade

Amassados e riscados

Segundo Alexandre Reolon, antes de anunciar o veículo faça um orçamento para ter uma noção exata dos custos envolvidos em reparos. “Um polimento às vezes resolve muita coisa, ou um serviço de martelinho, e não possuem custo muito alto. Um carro com lataria e pintura em boas condições chama mais a atenção dos possíveis compradores. Como diz o ditado, ‘a primeira impressão é a que fica’! É claro que se optar por não realizar os reparos tem que ter noção dos valores envolvidos, pois os interessados irão exigir um desconto para fazer os consertos”, comenta.

Antes de anunciar o veículo, faça um orçamento para ter noção dos custos com reparos
Antes de anunciar o veículo, faça um orçamento para ter noção dos custos com reparos Antes de anunciar o veículo, faça um orçamento para ter noção dos custos com reparos

Maquiar problemas é má ideia

Nem pense em esconder problemas do futuro comprador, pois eles virão à tona mais cedo ou mais tarde. “Quando vou avaliar um carro para um cliente e constato algum problema maquiado aponto isso em meu relatório de forma muito negativa. Comportamentos assim demonstram apenas a falta de honestidade do vendedor”, avisa Alexandre Reolon.

Guarde notas e documentos

Robson Gazeta revela que toda documentação do veículo deve ser guardada e isso também inclui notas fiscais de revisões. “Tudo o que for relacionado ao veículo é bom cuidar com carinho, pois quando o comprador verificar que todas as manutenções estão em dia, bem como os documentos, isso lhe ajudará muito na venda”.

Alexandre Reolon vai além e dá uma dica valiosa: “Quando comprar o carro compre junto uma pasta e guarde toda a documentação pertinente (notas fiscais de serviços realizados, todos os CRLVs, manuais, chave reserva, código de segurança do sistema de som, enfim, guarde tudo! O mercado valoriza esse tipo de vendedor que demonstra organização e cuidado”.

Muito além da tabela FIPE

A tabela FIPE é apenas uma referência para o valor do veículo. “Procure consultar o mercado para analisar as condições e preços dos carros similares, considerando modelo, ano de fabricação, quilometragem, acessórios, condições de conservação, localização, se é único dono, se está na garantia de fábrica, entre outros aspectos. Enfim, tente se balizar pelo que o mercado está ofertando”, indica Alexandre Reolon.

O consultor observa que é preciso avaliar o nível de urgência de venda. “Se for alta, você terá que colocar um preço atrativo para despertar o interesse de possíveis compradores. Caso contrário, tente um valor um pouco mais alto. Tabela FIPE hoje em dia é um referencial falho, pois alguns modelos têm preços médios de mercado acima dela e outros abaixo. O ideal é consultar sites específicos de compra e venda para ver como está o mercado do seu modelo”, diz.

A propaganda é alma do negócio

Sem um anúncio atrativo, dificilmente o carro despertará interesse nos compradores. “Para um bom anúncio devemos ter boas fotos do veículo, sempre limpo e brilhando em vários ângulos diferentes”, sugere Robson Gazeta, para quem é essencial destacar diferenciais, como ar-condicionado, direção hidráulica, air bag, vidros e travas elétricas; além de ressaltar informações, como único dono, veículo guardado em garagem coberta e revisões periódicas realizadas.

Alexandre Reolon sugere que as fotos do veículo sejam feitas em dia ensolarado, quando o céu está claro. “Evite lugares fechados com pouca iluminação, normalmente o flash atrapalha mais do que ajuda. O cenário também é importante, procure um local com pouca poluição visual, onde o veículo seja o principal destaque. Fotos em ruas movimentadas ou com pessoas ao fundo normalmente não são uma boa opção”.

Agora que você já descobriu como preparar seu carro para a venda, clique aqui, acesse o Autoline e anuncie o seu veículo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.