Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"As mulheres estão entrando muito mais na tecnologia", diz executiva

Em entrevista ao R7, a diretora de marketing Loredana Sarcinella descreve as mudanças do mercado com mais igualdade de gênero

|Filipe Siqueira, do R7

Loredana Sarcinella tem mais de 25 anos de experiência no mercado de tecnologia e bens de consumo. Atualmente na Samsung Brasil, como diretora de marketing da divisão de dispositivos móveis, ela é responsável pelas campanhas dos principais produtos para consumidores da empresa no país: os smartphones.

Campanhas como da linha Galaxy, o produto de ponta da empresa, estão nas mãos dela.

Em entrevista ao R7, Loredana como ela entrou no mercado de tecnologia e como trabalhar nas áreas de marketing e vendas ajudaram em sua relação com profissionais homens.

Como foi o seu primeiro contato com tecnologia?

Publicidade

Há 18 anos, ingressei na primeira empresa de tecnologia na qual trabalhei e foi uma grande oportunidade, porque era um mercado que ainda estava despontando no Brasil, trazendo diversos desafios e aprendizados.

O meu interesse sempre foi em aplicar o meu conhecimento de marketing no universo da tecnologia. Focando em benefícios, identifiquei um caminho no qual eu poderia agregar muito para o negócio e para os consumidores. E a própria indústria também tinha o interesse em ter profissionais com essa experiência.

Publicidade

E hoje eu trabalho em uma empresa que me proporciona o desenvolvimento por completo nesse sentido. A Samsung é uma companhia que tem a inovação como carro-chefe e que trabalha constantemente para entregar produtos de alta qualidade a seus consumidores.

Como é a relação com os homens que trabalham na área?

Publicidade

Ao longo de toda minha carreira, minha relação com os homens que atuam na área sempre foi de igualdade e respeito mútuo. Como sempre tive muito contato com profissionais de outras áreas, como engenharia e vendas, trago para as estratégias da área na qual atuo um conhecimento de marketing com a visão do consumidor, e uma intuição voltada ao comportamento das pessoas.

O domínio dos homens na área de tecnologia está diminuindo?

O que tenho observado no meu dia a dia é que não existe exatamente uma redução do domínio masculino, mas, sim, uma entrada muito maior das mulheres no mercado da tecnologia. Por isso, vejo que, atualmente, existe um balanço melhor e muito maior do que em alguns anos atrás. Me sinto orgulhosa em trabalhar em uma empresa que incentiva e apoia essa equalização cada vez maior.

Quem são as mulheres que te inspiram na tecnologia?

De modo geral, as mulheres que mais me inspiram não são especificamente da área da tecnologia, mas são grandes nomes que trazem traços de personalidade comuns entre si. São elas que me inspiram nas ações e nas decisões que tenho que tomar, porque me espelham a desafiar barreiras e alcançar os objetivos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.