Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ações tentam amenizar crise hídrica na região sudoeste da Bahia

Mais 5 cidades do estado decretaram situação de emergência

Bahia|Do R7

Em Barra do Choça foram recolhidos aparelhos que interceptavam a água de forma irregular
Em Barra do Choça foram recolhidos aparelhos que interceptavam a água de forma irregular Em Barra do Choça foram recolhidos aparelhos que interceptavam a água de forma irregular

Uma crise hídrica tem atingido os municípios de Barra do Choça, Belo Campo e Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secom (Secretaria de comunicação do governo da Bahia), foram intensificadas as operações de fiscalização do uso da água disponível em mananciais na região desde dezembro do ano passado.

Leia mais notícias no R7 BA

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) já realizaram fiscalização ao longo da barragem Água Fria II e em alguns trechos dos rios Monos, Catolé e Água Fria. O objetivo das ações é coibir as captações de água para irrigação e garantir disponibilidade de água suficiente para o abastecimento humano da população.

Em Barra do Choça, já foram recolhidos equipamentos de irrigação e bombas que captavam água de forma irregular. Adaptações no funcionamento do sistema integrado de abastecimento de água que atende os municípios de Vitória da Conquista e Belo Campo também foram feitas.

Publicidade

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Foi instituído regime de racionamento na distribuição, diminuindo a oferta de água em cerca de 37,5%, desde o dia 23 de maio deste ano, e divulgada uma campanha de comunicação alertando para a necessidade de consumir menos água. Também foram instaladas bombas no Rio Catolé, para captar mais água para o sistema e, assim, permitir que as barragens de Água Fria I e II possam recuperar o nível de acumulação.

Nesta quinta (16), foi homologado no Diário Oficial do Estado que mais cinco cidades decretaram situação de emergência devido a estiagem: os municípios de Cocos, Wanderley, Jacaraci e Mortugaba.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.