Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 15 dias de paralisação, vigilantes aceitam proposta e encerram greve na Bahia 

Segundo a categoria, após 12 rodadas de negociações, ficou acordado reajuste salarial de 6%

Bahia|Do R7

Categoria levou em consideração o momento de crise da economia para aceitar o percentual de reajuste salarial
Categoria levou em consideração o momento de crise da economia para aceitar o percentual de reajuste salarial Categoria levou em consideração o momento de crise da economia para aceitar o percentual de reajuste salarial

Os vigilantes da Bahia decidiram encerrar a greve da categoria após reunião realizada na quarta-feira (7). Os trabalhadores aceitaram o reajuste salarial proposto pelos patrões e afirmam que voltam ao trabalho já nesta quinta-feira (8), a partir das 7h.

Após 12 rodadas de negociações, ficou acordado reajuste salarial de 6%. O índice supera a inflação no período medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 5,44%. A proposta possibilita, portanto, um ganho real de 0,56%.

Leia mais notícias no R7 BA

O desconto no ticket de alimentação, que era de 20 %, passará a ser de 15%. Também ficou decidido que ocorrerá o pagamento ou compensação aos trabalhadores pelos dias parados. A data-base da categoria também ficou mantida em 1º de fevereiro.

Publicidade

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Além disso, o acordo prevê que os salários sejam reajustados de forma retroativa ao mês de maio, mas que a diferença dos meses de maio e junho só seja creditada aos trabalhadores na folha paga em setembro.

Publicidade

O reajuste acordado ficou abaixo do percentual que era reivindicado pela categoria, de 7%, e acima do que os patrões haviam proposto inicialmente, de 1%. O acordo que pôs fim à paralisação ocorreu na sede do MPT (Ministério Público do Trabalho), no Corredor da Vitória.

Segundo o sindicato, a categoria levou em consideração o momento de crise da economia para aceitar o percentual de reajuste salarial abaixo do que era reivindicado inicialmente.

Publicidade

Paralisação

A greve dos vigilantes foi iniciada no dia 24 de maio. Durante a paralisação, os trabalhadores realizaram várias manifestações em ruas e até dentro de shoppings da capital baiana.

A greve ainda provocou impacto no funcionamento de agências bancárias de Salvador e de cidades do interior da Bahia e causou atraso em cerca de quatro mil perícias agendadas do INSS na capital.

Assista à programação da Record TV 24 horas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.