Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bebê de Salvador é o primeiro caso de glaucoma congênito decorrente do Zika vírus

Estudo com base em caso atendido no HGRS foi publicado em uma revista científica

Bahia|Do R7

Mosquito Aedes Aegypti é transmissor do Zika Vírus
Mosquito Aedes Aegypti é transmissor do Zika Vírus Mosquito Aedes Aegypti é transmissor do Zika Vírus

Um estudo sobre glaucoma congênito foi publicado após um bebê de três meses, nascido em Salvador, com sorologia positiva para Zika Vírus, apresentar a doença. O oftalmologista do HGRS (Hospital Geral Roberto Santos), Bruno de Paula Freitas, descreveu o caso inédito na revista científica Ophthalmology de terça-feira (29).

Leia mais notícias no R7 BA

Segundo o médico, essa é a primeira vez que é descrita a presença de glaucoma congênito em um bebê com comprovada infecção pelo Zika vírus. A doença, apesar de rara, é grave, pois pode levar à cegueira permanente. O oftalmologista informou que o bebê também era portador de microcefalia, além de apresentar aumento do globo ocular direito, sensibilidade à luz, lacrimejamento persistente e irritabilidade constante.

— A criança apresentava microcefalia, alterações dos membros inferiores, além de outras alterações cerebrais, como o desenvolvimento incompleto do corpo caloso e lisencefalia, também conhecido por 'cérebro liso', devido à falta de sulcos e reentrâncias que observamos em um cérebro normal.

Publicidade

O bebê avaliado foi submetido à trabeculectomia, cirurgia para tratar o glaucoma congênito do olho direito. Na avaliação dos autores, o trabalho acende um forte alerta para o glaucoma congênito e todos os profissionais de saúde devem estar atentos à possibilidade de ocorrência.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Para chegar à conclusão do trabalho científico, o pesquisador contou com a parceria de pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); da Universidade de Yale, nos Estados Unidos; e dos laboratórios da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e do IEC (Instituto Evandro Chagas).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.