Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Detran vai monitorar em tempo real aulas práticas para CNH

Até o final de 2017, todas as autoescolas devem ter o equipamento instalado

Bahia|Do R7

O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão
O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão

Os veículos dos CFCs (Centros de Formação de Condutores) baianos ganharam um novo dispositivo para dar mais transparência às aulas práticas. São câmeras com capacidade de gravar imagem, som e transmitir diretamente para o sistema do Detran (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) o desempenho dos alunos. Até o final de 2017, todas as autoescolas devem ter o equipamento instalado, seguindo a Resolução 238/2014 do Denatran.

Leia mais notícias em R7 BA

O videomonitoramento, utilizado de forma inédita no Estado pela escola pública de trânsito do órgão, registra automaticamente as imagens, o trajeto e a distância percorrida, além da identificação biométrica, permitindo o acompanhamento e fiscalização das aulas pelo Detran.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

Segundo o diretor de habilitação, Mário Galrão, quando o sistema identificar uma irregularidade, como, por exemplo, biometria divergente ou a ausência do aluno e instrutor no interior do veículo, a aula é bloqueada e enviada para auditoria. O processo ainda permite que as aulas sejam analisadas pela coordenação de educação do órgão.

De acordo com o Detran, o novo sistema também vai se estender para as provas práticas, em breve. Em caso de dúvida, denúncia ou para conferência, as imagens serão disponibilizadas aos alunos, se assim solicitarem, para contestar a avaliação do examinador.

Publicidade

Como funciona

No início da aula prática, a câmera fotografa o aluno e o instrutor faz a validação por meio de um tablet, direto no site do Detran. O sistema armazena as informações como a conversa em áudio e vídeo, o tempo de aula, percurso, as notas descontadas do aluno e as observações feitas pelo professor em cada trecho, e guarda os arquivos. A aula prática só é registrada no horário agendado no sistema e com a confirmação da fotografia do candidato, com as imagens gravadas no trajeto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.