Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Evento discute riscos à saúde dos profissionais que trabalham em hospitais

Profissionais da saúde estão expostos a diversos riscos durante o trabalho

Bahia|Do R7

A programação tem palestras e discussões
A programação tem palestras e discussões A programação tem palestras e discussões

A Sociedade Baiana de Medicina do Trabalho irá promover um encontro para discutir os riscos biológicos que acometem profissionais de saúde. O evento ocorrerá no sábado (17), na Associação Bahiana de Medicina, localizada em Ondina, em Salvador, das 8h30 às 17h.

De acordo com a instituição, os profissionais que atuam em clínicas, hospitais e demais estabelecimentos de saúde estão potencialmente expostos a diversos perigos nos ambientes de saúde que podem contribuir com maior vulnerabilidade a doenças e acidentes no ambiente de trabalho.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

Por isso, o encontro reúne diversos especialistas no tema com o objetivo de contribuir com estratégias que visem ambientes de trabalho cada vez mais salubres e sustentáveis.

O encontro vai fazer um panorama atual da saúde desses profissionais e a inserção da trabalhadora gestante neste contexto. O público alvo é composto por médicos e enfermeiros do trabalho, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, higienistas ocupacionais, peritos judiciais e demais profissionais interessados.

Publicidade

Dicas para o trabalhador de saúde se prevenir

- Mantenha seu calendário anual de vacinal sempre atualizado. Essa atitude protege você, seus familiares e o paciente;

Publicidade

- Realize, sempre que convocado, os exames médicos periódicos. Eles são fundamentais para que o médico do trabalho desenvolva programas de promoção e prevenção de doenças, contribuindo com níveis cada vez maiores de saúde e segurança para você;

- Use sempre luvas, após higienizar as mãos, quando as atividades exigirem contato com paciente ou seus fluidos corpóreos. Siga sempre as orientações da SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) do seu serviço de saúde;

- Lembre-se do óculos de segurança, principalmente quando houver possibilidade de espirros de fluidos;

- Cuidado com a sobrecarga de trabalho; trabalhar em dois ou mais vínculos pode ser prejudicial a sua saúde e a de sua família;

- E caso sofra algum acidente, notifique a segurança do trabalho de suainstituição dentro do prazo de 24 horas e participe do processo de investigação das causas. Essa atitude é fundamental para a construção de ambientes de saúde livres de risco aos profissionais da saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.