Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Filhotes de três espécies de tartarugas são soltas na praia de Itapuã

Caso os filhotes saudáveis sejam encontrados na praia, é preciso levá-los diretamente à água

Bahia|Do R7

Ação é coordenada pelo Projeto Tamar, com apoio do Gepa (Grupo Especial de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal
Ação é coordenada pelo Projeto Tamar, com apoio do Gepa (Grupo Especial de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal Ação é coordenada pelo Projeto Tamar, com apoio do Gepa (Grupo Especial de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal

Trinta filhotes de tartarugas das espécies Pente, Cabeçuda e Oliva foram soltas no trecho de praia conhecido como Pedra do Sal, na avenida General Severino Filho, em Itapuã, na manhã desta quarta-feira (8) em Salvador. A ação é coordenada pelo projeto Tamar, com apoio do Gepa (Grupo Especial de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

A bióloga Manuela Borja, coordenadora da ação que aconteceu hoje, explica que como está no fim da temporada de reprodução dessas espécies, que tem grande incidência no Litoral Norte, o trabalho de coleta e soltura das espécies é muito importante.

Publicidade

— A Guarda Municipal cumpre um importante papel no apoio a esse trabalho de coleta e soltura dos filhotes de tartarugas. O processo neste local tem início no mês de setembro e dura até março, onde contabilizamos cerca de 10 mil ninhos, apenas no Litoral Norte. Além disso, há registros ainda em outras regiões urbanizadas, como Itapuã, Buraquinho e Stella Maris.

Nessa temporada, diferente dos anos anteriores, foi adotada uma nova estratégia, pois, os ovos eram removidos da praia logo após a desova para evitar agressões. Desta vez, o projeto optou por manter os locais intocados como uma forma de trazer a população para auxiliar no trabalho de cuidar das tartarugas.

Publicidade

Em parceria com o Tamar, os agentes do Gepa auxiliam nas operações de resgate, encaminhamento e soltura dos animais encontrados nas praias da capital baiana. Os guardas auxiliaram também na identificação das tartarugas marinhas que nascem e não conseguem ir para o mar. Na temporada 2016, cerca de 200 ninhos já foram catalogados no perímetro entre Itapuã e Praia do Flamengo.

Dicas - A estratégia de preservação das tartarugas marinhas envolve a participação de toda a comunidade. Por conta disso, o Tamar recomenda à população que, em caso de descoberta de ninhos ainda não catalogados pelo projeto, evitem perturbar o momento de desova e deixem o animal concluir o processo.

Também é imprescindível que nenhuma fonte de luz artificial seja direcionada aos animais. O fato pode incomodar as fêmeas e, no caso dos filhotes, desorientá-los no caminho em direção ao mar. Caso os filhotes saudáveis sejam encontrados na praia, é preciso levá-los diretamente à água. Se, dentre os recém-nascidos, houver tartarugas debilitadas, deve-se contatar o Tamar por meio dos telefones (71) 3676-0321 e (71) 3365-1123.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.