Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de mil animais silvestres são resgatados; dezessete armas usadas na caça predatória foram apreendidas

Ação resgatou bichos de seis cidades do oeste da Bahia

Bahia|Do R7

Operação foi encerrada na sexta (28)
Operação foi encerrada na sexta (28) Operação foi encerrada na sexta (28)

Nas cidades de Ibotirama, Ipupiara, Paratinga, Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Muquém do São Francisco, todas no oeste da Bahia, 1031 animais silvestres foram resgatados durante uma operação da PRF (Polícia Rodoviária Federal). A 40ª FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) foi encerrada na sexta-feira (28).

Durante as incursões, os agentes apreenderam ainda 17 espingardas utilizadas na caça predatória de animais silvestres, sendo a maioria cartucheiras e socadeiras.

Leia mais notícias no R7 BA

A operação começou no último dia 18. Os exemplares mais comuns encontrados nos cativeiro eram pássaros das espécies Cardeal, Estêvão e Papa-capim. Porém, foram encontrados também aves mais raras, como Curió e Pintassilgo.

Publicidade

Além das aves, foram resgatados dois veados, um mico, dois tatus, cinco jabutis, sete cotias e 28 caititus. Os animais resgatados foram levados para uma base em Ibotirama.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

No local, foram selecionados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos do CRMV/BA (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e da ONG Animallia. Do total, 642 reuniam condições de serem devolvidos à natureza e foram libertados em áreas de reservas legais selecionadas pela equipe.

Outros animais que não tinham condições de serem reintegrados à natureza foram enviados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e de Porto Seguro, no sul, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

Publicidade

Assista à programação da Record TV 24 horas

De acordo com a PRF, a maioria das pessoas que mantinham os animais em cativeiro efetuou a entrega voluntária. Porém, em residências e estabelecimentos em que havia características de tráfico ou maus-tratos, foram lavrados TCO (Termos Circunstanciados de Ocorrência) pela PRF e autos de infração do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). Foram 17 TCOs e 14 autos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.