Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Plano inclinado volta a funcionar com novos motores após reformas

Transporte vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h

Bahia|Do R7

O Plano Inclinado estará aberto a partir de segunda-feira (22)
O Plano Inclinado estará aberto a partir de segunda-feira (22) O Plano Inclinado estará aberto a partir de segunda-feira (22)

O Plano inclinado Gonçalves, na Praça da Sé, volta a funcionar na próxima segunda-feira (22), após ficar paralisado para manutenção e reforma. O local, que é um dos principais meios de transporte entre a Praça da Sé e o bairro do Comércio, irá operar de forma assistida durante 30 dias para fase de teste dos novos motores. O investimento total foi de R$1,4 milhão.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, esta reforma pretende garantir mais conforto e segurança aos usuários, além de prestar um serviço de mais qualidade com um ascensor foi modernizado. Agora, o plano inclinado conta com dois novos motores diferentes dos antigos e parte elétrica foi renovada.

Leia mais notícias no R7 BA

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Publicidade

Ainda de acordo com as informações da nota, a reforma do equipamento contemplou a substituição dos quadros de máquinas, de comando e dois novos painéis de operação de controle. Toda a fiação elétrica foi substituída por cabos de potência. Os geradores foram trocados, além da modernização dos bondes, com troca de sistema de portas. O sistema de linhas aéreas foi trocado por cabos de manobras e a subestação foi totalmente requalificada. Outras novidades são os novos sistemas de luz de emergência e de intercomunicação entre bondes e casa de máquinas.

A segurança dos usuários foi reforçada com a instalação de um sistema abaixo dos bondes e freios nos chassis. Além disso, houve a instalação de um delimitador de velocidade, que ativa o freio em caso de excesso. O sistema anti-capotagem vai alinhar as cabines em movimento. Houve ainda a implantação de equipamentos de acessibilidade, como revestimentos, comunicação visual adaptada e piso tátil.

O plano, que atualmente tem capacidade para atender até dez mil pessoas por dia, vai voltar a operar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.