Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura lança edital do novo Centro de Convenções de Salvador

Equipamento vai substituir a antiga estrutura, que foi condenada pela Defesa Civil

Bahia|Do R7

Simulação da estrutura do novo Centro de Convenções de Salvador
Simulação da estrutura do novo Centro de Convenções de Salvador Simulação da estrutura do novo Centro de Convenções de Salvador

A Prefeitura de Salvador lançou nesta quinta-feira (28) o o edital de licitação da concorrência pública para a construção do Centro de Convenções da capital, na Orla da Boca do Rio, local do antigo Aeroclube. O equipamento vai substituir a estrutura que foi condenada pela Defesa Civil após um desabamento de parte de de um de seus andares em 2015.

Disponível no site www.comprassalvador.ba.gov.br, a licitação, do tipo menor preço, está estimada em R$112 milhões e as empresas interessadas deverão apresentar as propostas até o dia 30 de janeiro de 2018. A expectativa da assinatura do contrato é para março de 2018, com prazo de construção de 12 meses

Paralelamente, a Prefeitura informa ainda que já trabalha no edital para escolha da empresa que vai gerenciar o equipamento.

Para o encaminhamento do processo foi criada uma comissão técnica para conduzir os trabalhos. Esta comissão, que é coordenada pela Casa Civil, é formada por seis órgãos municipais: Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Secretaria Cidade Sustentável (Secis), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sucop), Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Publicidade

Estrutura

De acordo com os dados oficiais, com uma área total de 103 mil metros quadrados, o novo Centro de Convenções de Salvador terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções. A área total construída será de 34 mil metros quadrados.

Publicidade

Haverá duas áreas para shows, uma externa e outra interna, cada uma com capacidade para 20 mil pessoas. Contará ainda com 8 auditórios moduláveis de 800 metros quadrados. Estão previstas 28 salas de reuniões, que se tornarão camarotes tanto para os shows externos quanto internos, quando houver necessidade. Haverá estacionamento com 1480 vagas para veículos, táxis e ônibus.

O equipamento terá três pavimentos. No térreo, estarão os auditórios e a praça de eventos, além de dois foyers, cada um com mil metros quadrados. Os acessos de veículos se darão a 2,5 metros abaixo do nível da Av. Octávio Mangabeira. Uma escadaria e rampas levarão os pedestres ao nível do mezanino de 2,5 mil metros quadrados, onde um grande pórtico emoldura a esplanada, sob uma cobertura dinâmica, permitindo uma comunicação tanto com as 12 salas de reunião, que somam 2.800 metros quadrados e os 28 camarotes/salas, quanto com a área de shows e o mar. No terceiro andar, serão erguidos dois restaurantes de 423 metros quadrados cada, com vista para o mar.

Publicidade

A Prefeitura encerra dizendo que o novo Centro de Convenções de Salvador será 100% climatizado e com acessibilidade. Terá duas docas com 10 vagas para estacionamento de caminhões totalmente integradas ao equipamento, para facilitar a carga e descarga. Isso sem falar nas estruturas obrigatórias, a exemplo de recepções, sanitários e áreas para operação de equipamentos de áudio e vídeo. Todo o material utilizado na construção será anti-salitre para evitar a corrosão de materiais.

Leia mais do R7 Bahia, portal de notícias da RecordTV Itapoan

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.