Salvador comemora aniversário de 468 anos com nove dias de festa e atrações de peso

Simone e Simária, Patu Fu, É o Tchan e Harmonia do Samba estão na programação

Elevador Lacerda é um dos cartões-postais da cidade
Elevador Lacerda é um dos cartões-postais da cidade Getty Images

No mês em que celebra 468 anos de fundação, Salvador receberá uma festa de aniversário com duração de nove dias. A partir deste sábado (25) até a semana seguinte, no domingo (2), a prefeitura informou que 100 ações serão realizadas na capital durante a 5ª edição do Festival da Cidade.

Leia mais notícias no R7 BA

Os detalhes foram apresentados pelo prefeito ACM Neto nesta segunda-feira (20), acompanhado de secretários e gestores municipais, autoridades e imprensa, em cerimônia realizada no FGM (Teatro Gregório de Mattos), no centro histórico.

As atrações estarão espalhadas por 27 pontos da capital baiana e a programação conta com apresentações de teatro, circo, grafite, shows musicais, eventos ligados a gastronomia, exposições, espetáculos de comédia, feiras livres, projetos culturais e esportivos, dentre outras modalidades.

Nos dois finais de semana, atrações musicais se apresentam em 13 pontos: Rio Vermelho, Periperi, Cajazeiras, São Caetano, Bairro da Paz, Vale da Muriçoca, Mussurunga, Ribeira, Barra, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho, Dique do Tororó e Parque da Cidade.

Dentre os destaques estão a banda mineira Pato Fu, que se apresenta no Rio Vermelho; Adão Negro, no Parque da Cidade; Harmonia do Samba, em Cajazeiras; É o Tchan e Simone e Simaria, em Periperi, e a tradicional Volta ao Dique com o grupo Alavontê.

Experimente grátis toda a programação da Record no R7 Play

Além de música, o Stand Up Kombi terá apresentações de humor de Psit Mota e Alan Miranda na segunda (27), terça (28) e quarta (29). Os espetáculos Os Pássaros de Copacabana e O Corrupto serão realizados na Aliança Francesa e Farol da Barra, respectivamente. Os amantes do cinema contarão as exibições do documentário Jonas e o Circo sem Lona e o filme Axé: Canto do Povo de Um Lugar, ambas no bairro de Plataforma.

Já a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe a exposição Telas da Cidade e a Oficina de Gastronomia Afrobaiana leva o projeto A Casa Vai à Escola, na Escola Municipal do Calabetão. O Mercado Modelo, no Comércio, prossegue com a programação do projeto Viver o Mercado.

O Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, sediará o festival de grafite III BTC – Bahia de Todas as Cores. No Coaty, na Ladeira da Misericórdia, será realizada a exposição Acervo da Laje no Coaty. No Teatro Gregório de Mattos, tem Bagageryer Spilberg com o Domingando  e a exposição Passou por Aqui.

Quatro outros projetos também poderão ser curtidos por moradores e turistas: Boa Praça, na Praça Ana Lúcia Magalhães; Coreto Hype, na Avenida Centenário; Feira de Food Trucks, no Parque da Cidade; e Eu, Você e a Praça, no Rio Vermelho.

Por fim, os amantes do esporte poderão contar com um minicircuito de bike em São Caetano e uma série de atividades na Avenida Magalhães Neto: Bike Anjo, bicicletas laranjinhas para crianças e Passeio Ciclístico. Já o Ruas de Lazer levará diversão para todas as idades em Sussuarana e Federação.

A programação completa com horários e locais pode ser conferida no site