Às vezes tenho um pouco de receio sobre o que escrevo no blog... Porque pode não interessar a ninguém, porque ninguém mais vai querer ler. Acho que preciso dar um pouco menos de atenção para o que as pessoas pensam, mas também, talvez eu esteja certa, e precisa aprender um pouco mais sobre "como atrair as pessoas". Porque o jornalismo é basicamente feito disso: o público sentir-se atraído por aquilo que você escreve.

Ok, o blog não é bem assim, é sobre mim e o que eu gosto de escrever, mas na vida real as coisas me parecem funcionar de outra maneira. As pessoas lerão o que um jornalista escreve caso surja um interesse pela combinação básica da notícia: foto, título, subtítulo e legenda. Repito: aqui as coisas não funcionam dessa maneira, afinal, a pessoa entra em um blog se ela quiser, ela se dá ao trabalho de acessá-lo. Quando um jornal chega na sua casa, você acaba lendo o que te dá mais curiosidade, por esses elementos. Ou quando você passa em frente a uma banca e vê algo que chama a sua atenção.

Acredito que esse é um dos maiores desafios de uma carreira de sucesso no jornalismo. Se você consegue escrever, você pode fazer uma nota sobre um acontecimento do dia, mas isso não garante que conhecerão você, que, ao seu nome ser citado, alguém elogiará o seu trabalho. Notáveis são aqueles que não são medíocres.

Quando eu estava na 8a série, lembro muito bem, meu professor de matemática disse para minha sala que medíocre não era, necessariamente, uma ofensa, mas aqueles que estavam na média.

me.dí.o.cre
adj (lat mediocre) 1 Médio ou mediano. 2 Meão. 3 Que está entre bom e mau. 4 Que está entre pequeno e grande. 5 Ordinário, sofrível, vulgar. sm 1 Aquele que tem pouco talento, pouco espírito, pouco merecimento. 2 Aquilo que tem pouco valor.

Para ser notado, você não pode ser medíocre, você deve se sobressair.

so.bres.sair
(sobre4+sair) vti e vint 1 Ser ou estar saliente; sair fora de uma linha determinada: "...luxuriante vegetação da qual sobressaíam os buritis graciosos" (Coelho Neto). "Esse ornato sobressai muito" (Séguier). vint 2 Chamar a atenção, dar na vista: Aquele namoro, antes discreto, sobressai agora. vti 3 Distinguir-se, realçar-se entre outros por quaisquer predicados: Sobressaía aos (ou: entre os) condiscípulos pela aplicação. vti 4 Ver-se ou ouvir-se distintamente entre outras coisas: Bela voz, que sobressaía às outras do coro. Entre as imagens sobressai esta.

Quando entram no mérito de se jornalistas precisam ou não de diploma, o que eu acho é que realmente, não precisam mesmo. Porém, aquele que tem o diploma, que estudou técnicas de escrita e milhares de outros assuntos, se SOBRESSAEM. É simplesmente natural. Isto é, quando procuram um generalista que pode escrever sobre qualquer assunto, que sabe técnicas de entrevista. Caso procurem um especialista, peguem um economista que escreva direito e faça-o um jornalista, qual o problema disso? Jornais não precisam de pessoas medíocres, a mídia não precisa de MAIS pessoas medíocres.

Por conta disso, acredito que ficar na mesmísse do jornalismo, na imparcialidade absoluta é SIM absolutamente necessário quando se quer noticiar, mas vejo outro ponto: qual o problema de emitir opiniões. Também é um tipo de jornalismo. O famoso JORNALISMO OPINATIVO. Um editorial, por exemplo, é FEITO para ser opinativo. Alguém escreve, em nome do jornal, mostrando a posição do veículo. Ai depois o público lê e cai matando porque um jornal apoia tal candidato. Isso me parece muito ultrapassado. Me parece arcaico. Aceitar a opinião alheia é moderno. Para que viver de maneira tão ultrapassada? O mundo é composto por mais de 7 bilhões de pessoas, claro que haverá opiniões diferentes. É difícil, sim, mas vivendo e aprendendo.

Tenho muitas perguntas e poucas respostas, mas só me jogando no mundo e querendo aprender e conhecer mais o jornalismo e as pessoas posso descobrir as respostas.

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com