R7.com

E-mail @R7
R7 E-mail
Usuário @R7.com
Senha
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Pinterest
  • Instagram
  • You Tube
  • RSS
  • Youops
Publicado em 04/01/2011 às 09:54

Boa sorte, presidente

dilma rousseff ok Boa sorte, presidente
George W. Bush é um playboy texano, herdeiro de uma fortuna de petróleo, que trocou álcool e drogas por Jesus. Barack Obama é quase seu exato oposto. Os EUA sob Obama é 90% o mesmo país que sob Bush. Os 10% são a história de cada um. Fazem diferença.

Dilma Rousseff é filha de imigrante e tem 63 anos. Divorciada duas vezes, levou a mãe de 86 anos para morar com ela. Foi comunista na juventude.

Defendia a busca do poder pela luta armada. Foi guerrilheira, capturada e torturada; passou dois anos na cadeia. Saiu e foi para a academia. Se formou economista. Foi pesquisadora, dona de loja de R$ 1,99, funcionária pública, política profissional sem mandato.

Os 10% que espero de Dilma: sensibilidade especial para as mulheres, as mães solteiras, as chefes de família. Para os idosos e as crianças. Para os que sofrem torturas e os presos. Para os estudantes e professores e gestores públicos profissionais.

Veja galeria de fotos de Dilma Rousseff

É o que ela viveu de verdade. O resto é política profissional. O resto é o de sempre: os cargos, as alianças, as correntes, a governabilidade, a submissão ao possível, o impossível rame-rame.

Em O Anjo Exterminador, Luis Buñuel aprisiona uma dúzia de burgueses na sala de um palacete. Inexplicavelmente, não conseguem sair de lá; e nem ninguém entrar. Passam a administrar as minúcias de seu cotidiano de cadeia chique, ranzinzar, enlouquecer.

Tudo tentam, menos dar o passo decisivo para a liberdade. Assim é a política: se faz de tudo, menos ignorar as barras imaginárias da prisão. Rousseff puxou cana. Quem sabe enxergue a saída onde outros preferiram não ver.

Dilma não teve meu voto e nada fez para conquistar minha confiança, mas só urubu torce contra logo na primeira semana.

Meus votos: que ela lembre nos próximos quatro anos quem é, e o que viveu de mais verdadeiro. Boa sorte, presidente.

Veja mais:

+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

Ir para o Topo