- André Forastieri - http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri -

Corrupção não é problema, é a solução

Postado por admin em 23 de novembro de 2016 às 16:28 em Sem categoria | Nenhum comentário

corrupção 1024x707 Corrupção não é problema, é a solução [1]

A primeira coisa que fiz quando abri uma empresa foi corromper um funcionário público. Foi em 1993. Eu tinha 27 anos. Pedira demissão do meu emprego para lançar uma revista. Não tinha noção de onde me metia.... mas tinha muitas certezas, muita paixão e muita pressa.

Para montar minha empresinha, e a redação da revista, eu precisava de uma coisa fundamental. Hoje parece ridículo, mas naquela época era difícil de conseguir: uma linha telefone. Em 1993 não existia celular. E telefonia fixa era monopólio estatal. Um telefone em Sâo Paulo valia mais ou menos um terço de um carro popular novo - seria uns R$ 8 mil hoje.

A gente já tinha montado a redação, estávamos sem salário, precisando começar a fazer a revista e lançar logo. Alugamos uma linha da Telesp, que era a companhia telefônica do estado de São Paulo. Demorou mais de um mês pra marcar a instalação! Finalmente chegou o dia, e o técnico da Telesp tocou a campainha da casa. Finalmente nossa empresa ia poder começar a funcionar! Onde já se viu empresa sem telefone? E ainda mais empresa de comunicação, pô!

Passaram uns quinze minutos e o cara tocou a campainha de novo: serviço feito. Eu falei espera um pouquinho, deixa eu testar. Peguei o telefone na minha mesa e nada, mudo. Questionei, ué, não funciona. Ele explicou: não, o nosso serviço da Telesp só vai até o poste. Do poste para dentro da casa a Telesp não faz o serviço. Eu estrilei, mas como é possível isso? Eu alugo a linha e a Telesp não faz a instalação completa? Como eu faço agora? Ele deu de ombros e deu a dica, olha, esse tipo de serviço só particular que faz. Mas se o senhor quiser eu faço um serviço particular pra você...

São aquelas encruzilhadas da vida. Procuro uma outra pessoa pra puxar a linha, ou pago já um dinheirinho pro cara e resolvo isso? Estou sendo conivente com a malandragem? Ou o mundo é assim mesmo, e o negócio é relaxar? Mas se eu já começo minha empresa pagando um troco por fora, mesmo que seja uma coisinha de nada, será que isso não abre as portas para eu fazer o mesmo com grandes coisas, grandes negócios, grandes boladas? Vou virar o tipo de pessoa que desprezo, um corruptor, um corrupto?

Sério que pensei tudo isso naqueles segundos. Para você ter uma idéia o inocente que eu era.

Paguei o cara.

Corrupção é a solução. É um dinheirinho que você paga para resolver um problemão. Às vezes é um dinheirinho que você paga para ganhar um dinheirão. Ou um dinheirão que você paga para ganhar um dinheirão maior ainda.

A corrupção vai existir enquanto houver dinheiro e poder. É o combustível do motor que move o mundo, é o lubricante da engrenagem econômica. É arroz com feijão do brasileiro. Onde há dinheiro para trocar de mãos, vai haver alguém cobrando pra facilitar a transação.  A corrupção está nos governos e nas empresas privadas, das pequenas às gigantescas. Nos sete mares e nos cinco continentes. Se existirem alienígenas em outros planetas, garanto que tem corrupção por lá. Tinha antigamente, tem hoje, vai ter amanhã.

Corrupção não tem só uma fórmula ou formato. Às vezes é até difícil de reconhecer. Por exemplo: quando uma empresa fornece milhões para financiar a campanha de um político. Não quer dizer que ele já está dando algo em troca. Mas existe a pressuposição de que, no futuro, ele vai atuar em favor da empresa, para que ela ganhe muitíssimo mais dinheiro do que deu para ele. É um investimento, digamos assim...

Outro caso ainda menos explícito. Um político no poder atua regularmente em favor de uma empresa, ou um setor da economia, sem ganhar nada em troca. Saindo do cargo, passa a fazer palestras muitíssimo bem remuneradas para essas empresas, vira consultor desse segmento, faz eventos patrocinados etc. É o caso, por exemplo, de Tony Blair e do casal Bill e Hillary Clinton, para ficar em exemplos globais.

A corrupção é tão importante para o bom funcionamento da Terra que existem países que se dedicam fundamentalmente a abrigar o dinheiro da corrupção, do caixa dois, do crime. São os chamados paraísos fiscais. Servem para você esconder dinheiro sujo. Só que existem países muito grandes e poderosos, que se dedicam a muitas outras coisas, e também abrigam paraísos fiscais dentro de seus territórios. Na lista dos dez maiores paraísos fiscais do mundo estão Estados Unidos, Alemanha, Hong Kong, Cingapura...o número um, claro, é a Suíça.

O Brasil anda dando uns passinhos no combate à corrupção, mas de uma maneira equivocada, que na verdade estimula o crescimento da corrupção. Como pode ser isso? Pois é. Nosso país é como uma cidade que estava sendo aterrorizada por duas gangues rivais. Um belo dia a polícia e o ministério público da cidade começam a investigar os crimes, e a prender os criminosos - mas só de uma das gangues. E os jornais da cidade aplaudem, e pedem rigor - mas só para para uma das gangues. E muitos cidadãos saem às ruas, e pedem justiça, e batem panelas - mas só contra uma das gangues.

O resultado é que uma das gangues perde seus líderes, que vão em cana. Perde território. Perde ganhos. E perde integrantes, que bandido não tem lealdade. Logo um monte deles se bandeiam para a gangue que restou, que agora domina a cidade geral. Sem concorrência e sem preocupação. É onde estamos no momento.

Um ponto importante a lembrar é que os corruptos não têm lado, têm interesses. Por isso onde há concentração de poder e dinheiro, sempre haverá corruptos. Um tempinho atrás, a oposição a Dilma critica o governo, porque coalhado de corruptos. Alguns foram presos, a maior parte saiu impune. Hoje, a oposição a Dilma virou governo. E lá estão no governo Temer boa parte dos acusados de corrupção no governo do PT. Alguns, aliás, já estão no crime desde o governo militar, décadas atrás... Cadê o povo batendo panela contra os corruptos do atual governo, de todos os governos? Silêncio absoluto.

Por quê? Porque os panelaços não eram contra a corrupção, eram contra o PT. E porque o brasileiro é inteligente e sabe que corrupção é parte integrante de qualquer governo. A verdade é que nosso povo não está nem aí para a corrupção dos poderosos. Roubem aí, a gente já sabe que vocês vão roubar mesmo... Quanto a economia vai bem, deixamos passar. O bicho pegou contra Dilma porque a combinação recessão & corrupção é explosiva. Agora a recessão está bem pior do que na época de Dilma, e os casos de corrupção continuam espoucando. Veremos o que vai acontecer.

Para mim, roubar dinheiro público devia ser crime hediondo. Porque esses bandidos estão na prática afanando dinheiro da escola das crianças, do hospital dos velhinhos, da segurança das famílias. Quem mais paga imposto no Brasil é o pobre. E é o dinheiro do pobre que vai pro bolso desses milionários que a gente vê todo dia nas manchetes, e não só nas manchetes policiais. Não estou falando só de políticos, mas dos empresários que pagam propina para eles, em troca de roubar a nossa grana.

Já roubar dinheiro privado, bem, depende. Quem é que está sendo prejudicado pela corrupção dentro das corporações? Em todos os anos que passei sendo editor de revista, cansei de ver gente ficar bem rica com corrupção. Eram os compradores de serviços de grandes editoras. Gente que decidia de quem seria comprado o papel pra revista, a gráfica para imprimir, brindes para virem encartados nas revistas...

Quando um cara decide todo mês o destino de milhões de reais, pode crer que as empresas que querem vender vão tentar influenciá-lo. Lembro de um funcionário de terceiro escalão de uma grande editora que tinha carro na praia e carro conversível. E vou te falar, os chefes desses malandros sabiam. Mas não falavam nada, porque também faziam seus rolos. E os subordinados deles sabiam, mas também faziam seus rolinhos. E tudo ficava por isso mesmo. Dava prejuízo para as empresas? Não faço idéia. Talvez elas repassassem seus custos extras para o consumidor final? Então quem exatamente é que foi prejudicado?

Felizmente nunca fui importante, então nunca me ofereceram uma grana boa em troca de favorecimentos. Para não dizer que nunca tentaram me adoçar, já me ofereceram uns dinheirinhos, umas vantagenzinhas, em troca de uns favorzinhos. Resisti, porque tudo coisa bem fácil de resistir. Como diz meu cunhado, o problema da corrupção é que começar por baixo dá nojo, porque quem quer se vender por pouco dinheiro? Não eu, provavelmente não você. Por isso que a gente tem nojo de quem se vende, porque é certo que começou se vendendo por pouco.

Se o dinheiro for grosso a coisa muda de figura. Digamos que você entrou na política, e pela primeira vez é secretário de estado. Chega lá, os outros secretários estão metendo a mão, o segundo escalão está metendo a mão, o governador está metendo a mão, e todo mundo está de boa, sem amolação, curtindo a vida. Pô, se todo mundo faz, é normal, não? A corrupção está nas empresas, nos governos, na propininha do dia-a-dia e no suborno bilionário das multinacionais. Tamo junto irmão!

Corrupção só é problema se você dançar. Temos inúmeros exemplos de gente que está aí roubando há décadas, e segue famosa e poderosa. E se você dançar e tiver bastante dinheiro, sai de boa. Agora mesmo os empreiteiros que lesaram o país em bilhões e bilhões de reais vão sair livrinhos, depois de pagar umas multinhas... o presidente do Senado, que tem 12 processos no Supremo Tribunal Federal, segue dando as cartas... e por aí vai.

Eu já passei dos cinquenta, se não me descolei como criminoso de colarinho branco, não será agora. Mas para você que é jovem, pode ser uma boa opção. O futuro da corrupção é muito promissor, e sempre será, e no Brasil dos próximos anos mais ainda. Fala a verdade: se você tivesse a chance de pegar um dinheiro bom por fora, sem risco de dançar, pegava ou não?

http://r7.com/utV_

  [2]
  [3]


Artigo impresso de André Forastieri: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2016/11/23/corrupcao-nao-e-problema-e-a-solucao/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/files/2016/11/corrupção.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2016/11/23/corrupcao-nao-e-problema-e-a-solucao//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2016/11/23/corrupcao-nao-e-problema-e-a-solucao//print