- André Forastieri - http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri -

Quando um artista lança uma campanha, sempre desconfie (do VMA a Caetano e Anitta)

Postado por aforastieri em 28 de agosto de 2017 às 14:26 em Música | Nenhum comentário

caetano Quando um artista lança uma campanha, sempre desconfie (do VMA a Caetano e Anitta) [1]

Caetano Veloso e Anitta aparecem juntos em vídeo

Agora toda hora tem artista dando lição de moral na gente. Em dia de premiação mais ainda. No Video Music Awards teve pregação de astros como Pink, Kesha, Jared Leto e o grande vencedor da noite, o rapper Kendrick Lamar.

Chamando o espectador para enfrentar o racismo e o machismo. Alertando que existem telefones para ligar em caso de depressão. Pregando que a beleza está na diferença. Defendendo o direito dos transgêneros servirem nas forças armadas americanas. Bradando pra gente ACORDAR!.

Paris Jackson, filha do cara que levou esse discurso de bons sentimentos ao máximo de contradição, convocou: "se todos nos unirmos como um, nosso impacto será gigante... devemos ter zero tolerância com a violência, o ódio e a discriminação."

Tudo muito bonito. Mas esse negócio de todo mundo se unir como um é um convite ao pensamento acrítico, à submissão, ao totalitarismo. É todo mundo se unir atrás do líder iluminado, o gênio, o astro. Que é, claro, o que todo popstar quer: ele lá no palco, os fãs embaixo na platéia, aplaudindo na rede social, comprando sem questionar.

Uns anos atrás não era moda essa discurseira. Todo mundo ia ao VMA e ninguém falava de nada social não. Se defendesse alguma causa, era instantaneamente ridicularizado (Bono do U2 sempre melhor alvo). Mas agora é obrigatório, então todo mundo pica cartão com sua pregação.
Nos EUA os popstars ficam na retórica genérica. Aqui no Brasil também, e põem muito menos a mão no bolso para apoiar as causas. Nos EUA existem leis que estimulam a filantropia. Tipo "doe a grana pra sua ONG favorita ou pague o mesmo valor para o governo".

Mas aqui no Brasil nós temos um outro patamar de arrogância. Porque aqui tratamos nossos artistas como experts em tudo. Nove entre dez entrevistas com Caetano Veloso são sobre assuntos que não têm nenhuma ligação com sua carreira, e sobre as quais ele entende tanto quanto você. Ou menos.
Agora temos uma campanha #TudoPelaAmazonia. Caetano e Anitta juntos convocando todos nós a protestarmos contra a decisão do governo de abrir uma grande área da floresta para a mineração. Eu leio um bocado sobre meio-ambiente, mudança climática, desenvolvimento sustentável e essa parada toda.
Desde que essa decisão do governo foi anunciada, andei lendo especificamente sobre isso. Me parece que a melhor solução seria fazer uma análise caprichada de onde estão os principais recursos minerais da área. Fazer um planejamento detalhado de como explorá-los com o mínimo impacto na floresta e quem mora lá. Fazer tudo com muita transparência.E deixar uma boa parte da grana que esses minérios renderem ali na região mesmo. Em um fundo especial criado para isso, para investimento nas pessoas e no manejamento dos próprios recursos da floresta.

Complicado né? Que trabalheira. E que difícil fazer as coisas direito, nesse mundo tão errado. Mas que alternativa já?
A alternativa a lidar com problemas complexos em toda sua complexidade é dispensar a ação real pelo discurso irreal. É mais fácil simplesmente dizer "todos pela Amazônia". Todos, como prega Paris Jackson, todos obedecendo os iluminados líderes e causando nas redes sociais...

Os nossos maiores problemas são sempre complicados. Os popstars são muito bons em tornar os problemas pop, ou seja, simples de entender, simples de enfrentar com um simples refrão, uma hashtag, um discurso memorável no palco da premiação.

Em uma coisa concordo com os astros da música. Eles sempre mandam a gente resistir. É bom conselho. Resista a eles.

http://r7.com/uDmt

  [2]
  [3]


Artigo impresso de André Forastieri: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/08/28/quando-um-artista-lanca-uma-campanha-sempre-desconfie/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/files/2017/08/caetano.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/08/28/quando-um-artista-lanca-uma-campanha-sempre-desconfie//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/08/28/quando-um-artista-lanca-uma-campanha-sempre-desconfie//print