- André Forastieri - http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri -

É isso que dá liberar venda de armas pra qualquer um

Postado por admin em 2 de outubro de 2017 às 10:49 em Sem categoria | Nenhum comentário

GRAPHIC Las Vegas shooting 3 1024x768 É isso que dá liberar venda de armas pra qualquer um [1]
Nesse momento em que volta à discussão o porte de armas no Brasil, é bom prestar atenção no que acontece nos Estados Unidos. Toda semana temos notícia de assassinatos de massa. Os EUA têm 5% da população do mundo e 31% dos casos em que uma pessoa sai atirando contra inocentes.
Algo está muito errado no país mais rico do planeta. E nem vamos falar dos mais de 17 mil homicídios e 45 mil suicídios que acontecem nos Estados Unidos todos os anos, uma parte enorme com armas de fogo.
O que é? A leniência com a posse e o porte de armas. É facílimo comprar revólver, espingarda e metralhadora lá. Não há nem uma lei federal que exija uma checagem no histórico do comprador.
Os casos estão cada vez mais horríveis. Agora temos esse de Las Vegas, o pior da história. No quarto de onde o assassino matou cinquenta pessoas, foram encontradas diversas pistolas e rifles de longa distância.
Mesmo com massacres cada vez mais violentos e frequentes, o Congresso americano tenta mudar as leis. A razão é que é covarde. E que a opinião pública não conecta explicitamente essa lei frouxa, homicida, com os cidadãos chacinados. Pelo contrário, muitas vezes há quem culpe as vítimas, dizendo que se elas estivessem com armas, teriam escapado ilesas...
A imprensa americana tem sua parte de culpa, porque não quer desagradar a fatia mais conservadora da audiência. E porque dá espaço para "os dois lados" da questão, como se eles tivessem igual razão, e iguais dados para defender seus argumentos.
Há grandes interesses em manter a opinião pública enganada. Da indústria de armas e de determinados grupos políticos. É gente que lucra com o sangue de inocentes. E dia sim, dia não, eles estão morrendo - nas ruas, escolas, igrejas, simplesmente quando curtiam um show.
Vamos falar do Brasil? É só dar uma passeadinha pelas nossas redes sociais, e ver o que tem de doido nesse país, para ficar claro que é uma péssima idéia facilitar que eles tenham acesso a armas de fogo.
O Brasil já é o campeão mundial de assassinatos, mais de 60 mil assassinatos anuais. O brasileiro tem medo de sua rua, sua cidade, seu país. Violência será pauta muito importante na próxima temporada, especialmente com as eleições se aproximando.
Garantir nossa segurança e de nossas famílias deveria ser nossa primeira prioridade. O caminho para isso requer que a gente dê vários passos. Um deles é o Brasil se espelhar nos países seguros, não nos países violentos.
Muitos países de renda média, como o Brasil, e também injustos e desiguais, são muito menos violentos que o Brasil (e, aliás, que os EUA). Uma razão é que é dificílimo comprar legalmente uma arma, e é severa a punição para posse e porte ilegal de arma.
Esse é o caminho para enfrentarmos a violência. O outro caminho, liberar cada vez mais pra todo mundo as armas de fogo, é fazer de conta que dá para apagar incêndio com gasolina.

http://r7.com/aIvH

  [2]
  [3]


Artigo impresso de André Forastieri: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/02/e-isso-que-da-liberar-venda-de-armas-pra-qualquer-um/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/files/2017/10/GRAPHIC-Las-Vegas-shooting-3.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/02/e-isso-que-da-liberar-venda-de-armas-pra-qualquer-um//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/02/e-isso-que-da-liberar-venda-de-armas-pra-qualquer-um//print