- André Forastieri - http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri -

Tom Petty, um garoto americano

Postado por admin em 3 de outubro de 2017 às 14:57 em Sem categoria | Nenhum comentário

tom petty 201299 1 402 1024x1024 Tom Petty, um garoto americano [1]
Caipira, mirrado e fanho, Tom Petty era só mais um projeto de Bob Dylan, como tantos moleques naquela virada dos anos 60 para os 70. Diferente de Dylan, nunca foi especial. Fez de não ser especial sua especialidade.
Petty não era de messianismo ou enfrentamentos, de mudar de estilo, dar show, fazer força. Era "laidback", como define com precisão a língua inglesa. Recostado, quem sabe em uma cadeira, em uma varanda, os pés pra cima na cerquinha, quieto, curtindo o fim da tarde, tomando uma cerveja no bico. Vamos traduzir por "na dele".
Em quarenta anos de carreira, foi sempre o mesmo. O mesmo som, meio da roça, meio da Califórnia, rock branco, puro, agridoce. A mesma banda, as mesmas roupas, o mesmo pouco papo. Os mesmos personagens, que eram os mesmos de seu contemporâneo, similar e contrário, Bruce Springsteen. Mas Tom Petty era de polaróides, não de pintar com tintas fortes. Escrevia bilhetes, não manifestos.
Suas meninas e garotos estavam ali de bobeira, do lado da rodovia, não particularmente oprimidos nem revoltosos. Sem angústia, sem consciência, sem razão. "A rebel without a clue", cravou perfeitamente sobre os roqueiros que então faziam sucesso, começo dos anos 90. E sobre o que aconteceria com o rock dali para frente. E, quem sabe, um pouco sobre si mesmo.
Tom Petty não era herói da guitarra, não era herói de ninguém. Era um qualquer, e fez disso seu ponto de vista, seu lugar no mundo, sua própria lenda pessoal. Se esforçou só o suficiente para ser o melhor Tom Petty que alguém jamais poderia ser. He was... an american boy.

http://r7.com/JFls

  [2]
  [3]


Artigo impresso de André Forastieri: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/03/tom-petty-um-garoto-americano/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/files/2017/10/tom-petty-201299-1-402.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/03/tom-petty-um-garoto-americano//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/03/tom-petty-um-garoto-americano//print