- André Forastieri - http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri -

Só uma coisa funciona contra a violência. É o desarmamento

Postado por admin em 4 de outubro de 2017 às 15:36 em Sem categoria | Nenhum comentário

gunv e1370010999687 Só uma coisa funciona contra a violência. É o desarmamento [1]
Na lista dos países menos violentos do mundo, nos primeiros lugares estão países completamente diferentes entre si. Pequeninos principados europeus como Andorra e Monaco, mas também Japão, Bahrain, Madagascar. Em décimo-primeiro lugar, está a Indonésia. Em vigésimo-quarto, a mais gigante e desigual China. Em seguida, a desenvolvida Coréia do Sul.
Neste ranking de homicídios per capita, os EUA estão muito mal: é o número 126, abaixo do Cazaquistão. E o Brasil pior ainda: de 219 países, somos o número 206. Pior que a gente, só alguns países muito sofridos da África, e os campeões, nossos vizinhos na América Latina, Venezuela, Honduras e El Salvador.
É difícil entender o que têm em comum os países bom baixa taxa de homicídios. Uns são pequenos, outros tem mais de um bilhão de habitantes; uns pobres, outros ricos, outros mais ou menos. Em alguns a desigualdade grassa, outros têm a renda muito bem distribuída. Variam etnicamente, religiosamente, historicamente.
Na verdade, eles têm uma única coisa em comum. Os países mais seguros do mundo tem leis muito restritivas sobre armas de fogo. Dificultam, ou simplesmente não permitem, que seus cidadãos se armem. E têm punições duríssimas para quem tiver armas ilegalmente.
Na China, por exemplo, nenhum cidadão pode ter armas. A pena é três anos de cadeia para quem tiver armas, e prisão perpétua para quem traficar armas. Na Indonésia, 260 milhões de habitantes e muita pobreza, só é permitido ter armas de caça, não pistolas, nem armas militares, e mesmo assim depois de um longo e dificílimo processo de aprovação. No Japão é simplesmente proibido o cidadão ter armas. As exceções são somente para caça, e, de novo, raras e difíceis. Na Europa, o continente mais seguro de todos, as leis são todas muito restritivas.
E o contrário é verdadeiro: os países onde há menos restrição e vigilância da posse e porte de armas são os mais violentos. Entre os ricos, o único que tem leis lenientes é os Estados Unidos, e é o único país rico tão mal no ranking.
Naturalmente, não basta haver lei, atributo do Judiciário. O Executivo e o Judiciário têm que garantir o seu cumprimento. É para isso que eles existem. E não adianta somente proibir o cidadão comum de ter armas, e não punir pesadamente a porte ilegal de armas e seu tráfico. Para um país não ser violento, ninguém pode ter armas - nem o cidadão honesto, nem o criminoso.
E quando ninguém usa armas, a polícia também não usa - o que é a regra nos países seguros em geral. Na maior parte da Europa e no Japão, o policial normalmente não porta arma de fogo, só armas não-letais, como spray de pimenta, tasers, cassetetes. Caso ocorra uma situação extrema, é chamado um time especial para enfrentar o crime armado - um tipo de SWAT - esse, sim, portando armas de fogo e bem treinado para isso.
O Brasil está longe dessa realidade. Mas se outros países grandes, com população jovem, com grande desigualdade e baixa escolaridade, como a Indonésia e a China, conseguem combater a violência, nós também podemos. Basta a gente se espelhar nos países que venceram o crime: desarmamento total, punição dura para armas ilegais e tráfico de armas. Esse é o caminho. E não há outro.

http://r7.com/buzh

  [2]
  [3]


Artigo impresso de André Forastieri: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/04/so-uma-coisa-funciona-contra-a-violencia-e-o-desarmamento/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/files/2017/10/gunv-e1370010999687.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/04/so-uma-coisa-funciona-contra-a-violencia-e-o-desarmamento//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2017/10/04/so-uma-coisa-funciona-contra-a-violencia-e-o-desarmamento//print