Artrite e artrose: saiba como prevenir e tratar no Você e o Doutor

Doenças respiratórias: saiba como prevenir, diagnosticar e tratar os inimigos da saúde

Pouco sono = mau humor

mau humor gettyimages Pouco sono = mau humor

Estudo da Universidade de Duke, EUA, constatou que as mulheres são mais “rabugentas” pela manhã se não dormiram o suficiente durante a noite.

Os pesquisadores observaram que a privação de sono em mulheres produz maior impacto físico e  psicológico comparado aos homens. As mulheres necessitam de mais tempo de repouso em função de  realizarem múltiplas tarefas ao mesmo tempo em seu cotidiano.

Segundo Michael Breus, psicólogo clínico especialista em doenças do sono, a privação de sono pode elevar o risco de desenvolver doenças cardíacas e de depressão, assim como potencializar processos inflamatórios, que levam à dor e com isso, ao mau humor.

Veja mais:

+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

Cuidados com a coluna no dia a dia

dor coluna gettyimages Cuidados com a coluna no dia a dia

Posições corretas para dormir:

As posturas mais indicadas para dormir são de barriga para cima e de lado.

Se dormir de lado, coloque um travesseiro no meio das pernas para alinhar melhor a coluna. Procure não cruzar as pernas em direção ao tronco.

De costas, pode colocar um travesseiro sob os joelhos, para deixar a coluna em posição mais confortável.

Dormir de bruços é totalmente contraindicado: pode agravar dores e deformações nas costas.

Colchão: deve ceder um pouco ao peso, mas não pode permitir que o corpo todo afunde. Sempre compre colchão com densidade de acordo com seu peso.

Travesseiro: não deve ser nem mole demais nem duro demais.

Para quem dorme de lado, a altura ideal é a mesma distância do ombro à orelha.

Quem dorme de costas deve optar por um travesseiro bem baixo, para não forçar a região cervical. Pelo mesmo motivo, não durma sobre o braço do sofá de jeito nenhum.

Ao se levantar: nunca levante direto de barriga para cima. Para proteger a coluna, vire-se de lado, apoie as mãos na cama e, então, se levante.

Cafeína reduz tempo de sono

cafe Cafeína reduz tempo de sono

Estudo realizado na Universidade de Lisboa constatou que o consumo moderado de cafeína não altera gasto energético de homens que praticam atividade física regular. Entretanto foi observado que o café diminui o tempo de sono.

Participaram da pesquisa 30 homens saudáveis com idade entre 20 e 39 anos, fisicamente ativos, com consumo reduzido de café (menos de 1 xícara por dia).  Eles foram acompanhados por 11 dias, ao longo dos quais foram monitorados frequência cardíaca e número de horas de sono.

O grupo foi submetido a uma avaliação inicial e, de forma aleatória, recebeu cafeína (dose equivalente a 5 xícaras de café) durante 4 dias ou placebo, com um período de três dias de intervalo entre uma e outra dose. Verificou-se que uma dose moderada de cafeína (5 cafés), em pessoas sem consumo habitual da bebida pode reduzir o tempo de sono em 45 minutos.

Veja mais:

+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!
+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

 

Página 1 de 2212345...Último