Está prevista para as seis da manhã de hoje a internação de Paula, filha única de Dilma Rousseff, que dará à luz Gabriel, o primeiro neto da candidata petista à Presidência. A agenda de campanha foi cancelada para que Dilma possa acompanhar, em Porto Alegre, a chegada do neto. Por causa do parto de Paula, Dilma não comparecerá hoje a um dos mais importantes eventos de sua campanha: um mega-comício em Guarulhos, São Paulo.

A criança é vista pelo marketing da campanha petista como o trunfo que faltava para humanizar a figura da candidata, ampliando a dimensão do traço feminino de sua imagem pública. “Afinal, não se diz que a avó é duas vezes mãe?”, comemoram aliados, embora ainda falte convencer Dilma a permitir o uso de imagens dela e da criança na campanha.

Segundo apoiadores da candidata, o acontecimento chega no momento perfeito porque trás para a campanha um assunto altamente positivo, capaz de virar o noticiário desfavorável provocado pelo episódio das quebras de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e da própria filha do candidato adversário, José Serra.

No lugar de Dilma, comparecerão hoje ao comício em Guarulhos o presidente Lula e o candidato a vice, Michel Temer. O evento não pôde ser desmarcado por razões operacionais e políticas, e ambos deverão se encarregar de discursar em nome da candidata, além de explicar a situação aos participantes.

A equipe de propaganda de Dilma está pronta para usar o acontecimento no programa de televisão que vai ao ar ainda hoje. Está tudo pronto, em Porto Alegre, para gravações, fotografias e para a finalização do material. Falta apenas convencer a candidata a permitir o acesso da equipe ao acontecimento familiar. Dilma resiste. Um dos argumentos que será utilizado para convencê-la é o de que o nascimento do neto é um momento de alegria que deve ser compartilhado com os eleitores, principalmente mulheres, com as quais Dilma passa a se identificar de uma nova maneira, daqui para frente.

Veja mais:

+ Acompanhe as notícias de Brasil
+ Veja os destaques do dia no R7
+ Conheça todos os blogs do R7