O ex-presidente e senador eleito Itamar Franco teve uma reestreia triunfal no cenário da política federal e chegou a roubar a cena no ato público promovido por tucanos para alavancar a candidatura Serra. Enquanto todos os governadores eleitos do PSDB e do DEM se desdobravam em promessas de multiplicar os votos no candidato tucano, Itamar discursou aconselhando Serra a partir para o confronto com a adversária petista, Dilma Rousseff.

“Tem de haver confronto, o povo quer saber o nosso pensamento!” – diz Itamar, que adverte: “senão vamos assistir a um massacre”. O ex-presidente também recomendou que Serra ouvisse menos os conselhos de sua equipe de marketing: "Vossa Excelência não precisa tanto dos marqueteiros porque tem sua vida limpa. Seja mais Serra do que o marqueteiro, seja mais o senhor do que o marqueteiro, porque Vossa Excelência tem vida limpa, honesta”. E de quebra ainda criticou a omissão da figura de Fernando Henrique Cardoso da campanha tucana: “Não precisamos ficar escondendo quem quer que seja do nosso lado."

Em resposta, Serra dedicou a Itamar toda a abertura de seu discurso. Destacou a importância do governo de transição que ele conduziu, após o impeachment de Collor, e o fato de ter lançado Fernando Henrique presidente. O candidato ainda citou Itamar como referência de sobriedade na conduta presidencial durante o processo eleitoral. “Ele se comportou como chefe de Estado”, completou Serra.

Veja mais:

+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7