- Christina Lemos - http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos -

PDT racha, mas maioria banca Lupi e apoia governo

Postado por aasousa em 22 22UTC novembro 22UTC 2011 às 19:31 em Sem categoria | Nenhum comentário

(Atualizado às 22h)

A reunião da Executiva e das bancadas do PDT no Congresso Nacional ainda não havia começado e apoiadores do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciavam acordo para divulgar nota com três itens. A mensagem do partido que deveria ser curta e declarar apoio a Carlos Lupi, à sua permanência no ministério e à presidente Dilma Rousseff, acabou não emplacando. Foi substituída por uma declaração verbal de apoio, feita pelo presidente do partido, André Figueiredo. O deputado ressaltou que a aliança com o governo independe de cargos.

Na prática, Lupi obteve apenas parcialmente o que pretendia: uma manifestação de apoio do PDT, mas o partido segue dividido entre os que querem a manutenção de Lupi no cargo e os que consideram que isso é prejudicial para a imagem da legenda. O senador Pedro Taques, um dos que pedem a devolução do ministério do Trabalho a Dilma, saiu do encontro sem dar declarações. Ele foi provocado pelo "lupista" Paulo Pereira da Silva, que desafiou os insatisfeitos a deixarem o PDT.

De acordo com um dos líderes do partido, Dilma não promoverá qualquer demissão até a reforma ministerial, prevista para o ano que vem.

- A Dilma vai bancá-lo e ele [Lupi] é bom de briga.

Dos 31 parlamentares da legenda, Lupi tem o apoio de aproximadamente a metade, sendo que nove são contrários à sua permanência no governo. O ministro, no entanto, trabalhou para ter maioria entre os integrantes da reunião.

Mas o clima no partido não melhorou, depois do encontro. Lupi, pela primeira vez desde o início da crise, há 17 dias, entrou e saiu da sede nacional do PDT por uma passagem fora do alcance da imprensa. O ministro tem evitado declarações desde que foi repreendido pelo Planalto.

Mesmo rachado, o PDT deu mais um aval a seu presidente de honra, mas pode ser surpreendido com novas denúncias que aprofundem ainda mais os problemas de Lupi no governo, assim como o desgaste da legenda, faltando apenas um ano da eleição municipal.

  [1]
  [2]


Artigo impresso de Christina Lemos: http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos/2011/11/22/pdt-vai-bancar-lupi-e-mostrar-apoio-ao-governo-dilma/

Endereços neste artigo:

[1]  : http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos/2011/11/22/pdt-vai-bancar-lupi-e-mostrar-apoio-ao-governo-dilma//emailpopup

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos http://noticias.r7.com/blogs/christina-lemos/2011/11/22/pdt-vai-bancar-lupi-e-mostrar-apoio-ao-governo-dilma//print