Mariza: Chuva por perolasblogs no Videolog.tv.

A cantora portuguesa de fado Mariza dividirá o mesmo palco, em plena Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a brasileira Roberta Sá, na abertura do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. O espetáculo acontecerá na noite do Sete de Setembro, como marco inaugural das comemorações e eventos culturais que perdurarão até 10 de junho de 2013, data nacional portuguesa. O cantor Ney Matogrosso fará espetáculo em Portugal, também como parte das comemorações.

Mariza, 38 anos, firmou-se como uma das principais estrelas portuguesas, a partir dos anos 90, embora cante desde os 5 anos de idade, incentivada pelo pai, um apreciador da mais tradicional expressão musical daquele país, o fado - estilo imortalizado por Amália Rodrigues desde os anos 40, até sua morte, em 99.

Mariza começou a ganhar reconhecimento internacional interpretando o "fado contemporâneo" a partir de 2003, ao conquistar o título de Melhor Artista da Europa de World Music, concedido pela rádio BBC. Seu álbum Concerto em Lisboa foi nomeado para o Grammy Latino de Folk Music, em 2007. No mesmo ano, dividiu o palco com Gilberto Gil, durante o espetáculo Música com Sal, na cidade de Aveiro, em Portugal.

Na véspera da abertura oficial do Ano de Portugal no Brasil, Brasília também será sede da XI Cimeira Portugal-Brasil - encontro de cúpula que deve trazer ao país o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que será o convidado de honra da presidente Dilma Rousseff nas comemorações do Dia da Pátria. A reunião desta vez terá como tema "Uma aliança estratégica para o desenvolvimento sustentável".