post-icon

26 junho 2012

comentarios-iconSem Comentários »

Vamos salvar os rinocerontes!

Publicado por: abittar

Rinoceronte sobrevive a nove tiros na África

Recentemente fiz esta reportagem para o Jornal da Record. É um assunto em alta aqui na África do Sul: a caça aos rinocerontes.
Estes animais grandalhões podem chegar a quatro toneladas, mas são indefesos diante da ação implacável dos criminosos.
Caçadores usam equipamentos de alta tecnologia e até helicópteros para abater os animais de forma cruel e retirar o chifre. São quadrilhas organizadas e poderosas.
Donos de reservas privadas e até o Governo sul-africano não tem condições de lutar à altura.
Atualmente, o chifre do rinoceronte vale mais do que o ouro no mercado negro. O produto é destinado à Ásia, onde acredita-se curar doenças e dar vitalidade aos homens. A teoria já foi desmentida cientificamente, mas a ganância do ser humano não tem limites.
O rinoceronte é um dos símbolos da África do Sul. Está entre os "Big Five", ou os "Cinco Grandes" animais que representam a herança natural do País. São eles: leão, búfalo, elefante, leopardo e o rinoceronte.
O rhino, como é chamado em inglês, tem atraído atenção mundial por estar correndo perigo. Um rinoceronte é morto a cada vinte horas. Praticamente um por dia!
Algumas estatísticas alertam que se nada for feito, essa espécie vai desaparecer do planeta até 2050. Ou seja: é preciso agir e rápido.
Enquanto pesquisava para fazer a reportagem assisti a alguns videos que mostram a violência contra animais inocentes. São imagens fortes e revoltantes. Confesso que chorei bastante e as cenas até agora não saíram da minha cabeça. Impossível não se sensibilizar.
Gravamos parte desta história no zoológico de Joanesburgo. Foi emocionante chegar tão perto deste animal. Um encontro que eu nunca imaginava ser possível.
Fiquei apaixonada pela rinoceronte Phila, que vocês vão conhecer ao assistirem ao vídeo.

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks

tags-icon Tags: , ,
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com