Daniel Castro

publicidade

perfil


Daniel Castro é jornalista desde 1988. Durante 18 anos, trabalhou no Grupo Folha. Em 1996, passou a fazer reportagens sobre televisão.

fale_comigo

 

janeiro 2012
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
19 de janeiro de 2012 - 06:00

Impasse pode deixar assinante da Net sem Copa Libertadores

Liedson1 e1326927598483 Impasse pode deixar assinante da Net sem Copa Libertadores

Liedson comemora gol em amistoso do Corinthians contra Flamengo; os dois times estão na Libertadores (Foto: Gustavo Sawada/Futura Press)

Estão tensas as negociações entre a Fox e a Net, a operadora de TV paga do país, por causa do Fox Sports.

Novo canal esportivo, cujo grande trunfo será a exclusividade em TV por assinatura da Copa Libertadores da América, o Fox Sports será lançado no próximo dia 5 no Brasil.

A Fox quer colocar o Fox Sports no lugar do Speed Channel, seu canal de automobilismo/velocidade.

A Net, que tem a Globo como acionista, não aceita. Embora seja minoritária na sociedade com a Net, a Globo pode vetar novos canais, e o Fox Sports promete se tornar um concorrente de peso para o Sportv _que neste ano, por causa do novo canal, não transmitirá a Libertadores.

A Net argumenta, apurou o blog, que a Fox não pode simplesmente colocar um canal no lugar de outro porque há um contrato em que a programadora (Fox) se compromete a fornecer o Speed _e não pode substituí-lo por outro sem seu consentimento.

Se a Fox trocar o Speed pelo Fox Sports, infringirá esse contrato, e a Net, em tese, pode cortar o sinal do novo canal, o que deixaria seus assinantes sem o principal torneio esportivo do continente.

Além disso, a operadora defende que vendeu o Speed Channel para milhares de assinantes, que pagam R$ 9,90 mensais pelo pacote Esportes, que inclui Speed, ESPN Internacional e Bands Sports.

Tirar o Speed desse pacote, e colocar o Fox Sports no lugar, demandaria nova negociação com os assinantes, que poderiam exigir contrapartidas (como um ponto extra), aumentando os custos da Net.

E, por fim, a Net não admite arcar com novos custos nem repassá-los para seus assinantes. O blog apurou que a Fox quer pelo Fox Sports pelo menos o dobro do que recebe pelo Speed (as programadoras são remuneradas pela quantidade de assinantes que recebem seus canais).

Procuradas, Net e Fox não se manifestaram sobre o assunto.

Assinante paga a conta

O blog também apurou que a Fox, por seu lado, aposta na pressão do assinante para manter. Acredita que a Net (e quaisquer outras operadoras) não irão cortar o sinal do Fox Sports caso o novo canal entre no lugar do Speed, porque isso desagradaria aos assinantes.

A Fox avalia ainda que os assinantes que gostam de futebol _principalmente os que torcem para Corinthians, Flamengo, Vasco, Santos, Internacional e Fluminense_ exigirão de suas operadoras o canal que transmite os jogos da Libertadores.

Até agora, a Fox não fechou negócio com nenhuma operadora. Mas seus executivos apostam em um acerto com Oi, Telefônica e Sky.

As negociações devem se estender até a véspera do lançamento do Fox Sports. Uma alternativa em estudo por Fox e operadoras é a manutenção do Speed Channel e o lançamento do Fox Sports numa nova frequência, com a cobrança de um valor extra do assinante.

 

 

 

 

Publicidade

Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009-2011 Rádio e Televisão Record S/A