money marcos santos USP 300x199 Como os juros afetam o seu bolso

Banco Central reduz taxa de juros (Marcos Santos/USP Imagens)

Na quarta-feira, 6, o Comitê de Política Monetária do Banco Central cortou pela oitava vez seguida a taxa básica de juros, a Selic, para o patamar de 8,25% ao ano, o menor desde maio de 2013.

Mas o que significa essa tal taxa Selic?

Em primeiro lugar, taxa de juros é o preço do dinheiro, o custo para pegar uma quantia emprestada por um determinado prazo.

No caso, a Selic é a taxa básica e serve de referência para a formação das demais taxas de juros da economia, logo quando ela cai, as demais taxas tendem a cair e vice-versa.

E como ela impacta o meu dia a dia?

De todas as formas possíveis!

Taxa de juros mais baixas incentivam o consumo das famílias e investimentos das empresas impulsionando, assim, o ritmo da atividade econômica. Uma economia em expansão gera mais postos de trabalho, reduzindo o desemprego.

Do lado das contas do Governo, uma redução de cerca de 1 ponto percentual na taxa Selic significa uma redução no pagamento de juros de cerca de R$ 22 bilhões! Quase 80% do orçamento anual do programa social Bolsa Família.

Na prática, maior crescimento econômico se traduz em mais receitas para o Governo, quando as empresas vendem mais, pagam mais tributos. A redução na taxa Selic aumenta as receitas e reduz as despesas do Governo, colaborando para o ajuste fiscal e redução do ritmo de crescimento da dívida pública.

Mas, não basta vontade para reduzir a taxa básica de juros, as condições precisam ser sustentáveis, como explicamos no post anterior Inflação Caiu?

No momento atual, as condições são sustentáveis e podemos prosseguir reduzindo a taxa básica de juros ao longo do ano.

Há cerca de 1 ano, no Jornal da Record News, o professor da Fundação Getúlio Vargas, Nelson Marconi, e eu já defendíamos uma queda acentuada na taxa básica de juros, já que não existia mais pressão inflacionária e antecipávamos os impactos positivos que isso traria.

Veja o vídeo na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=3ddWv8jfOIE