ibovespahugo arce fotos públicas Dia histórico na Bolsa de Valores

Ibovespa atingiu nível histórico (foto Hugo Arce/Fotos Públicas)

Hoje (11) é um dia histórico para bolsa de valores, com o Ibovespa superando após quase 10 anos o seu topo histórico nominal obtido em 20 de maio de 2008 a 73.920 pontos.

Como participei de ambos os momentos posso assegurar ao leitor que há pouco ou nada em comum entre os períodos.

Em 2008, o clima era de extrema euforia: o Brasil tinha acabado de receber o seu primeiro grau de investimento no dia 30 de abril pela agência de avaliação de riscos Standard & Poor’s, ao mesmo tempo que a economia norte-americana dava sinais de cansaço e a crise no mercado imobiliário já era visível. Nossa bolsa marcava topo histórico enquanto o mundo sinalizava estar diante de uma forte correção.

Atualmente, a bolsa se valorizou em meio ao pessimismo e incertezas em um movimento clássico que o mercado chama de escalar o muro das preocupações (em inglês climb a wall of worry). Sem falar que o patamar atingido em termos reais, quando consideramos que a inflação do período está distante daquele de 2008.

De maio de 2008 a agosto de 2017, a inflação oficial (IPCA) acumulou alta de 74,05%. Se alguém comprou produtos e serviços na época do topo de 2008 e vendeu  hoje, não estaria com lucro, pelo contrário, com os reais obtidos da venda compraria bem menos coisas, uma perda significativa de poder aquisitivo no período.

Somado a tudo isso, a nossa economia está no início de uma retomada cíclica, mas com condições de conviver com taxas de juros baixas por um bom tempo. Definitivamente os dois momentos têm pouco em comum e o final da trajetória de alta do Ibovespa pode estar ainda distante.

No dia 30/12/2015, às vésperas do fundo atual no Ibovespa apresentei os argumentos de por que acreditava que as ações estavam baratas e um bom movimento de alta estava por vir.

http://noticias.r7.com/record-news/jornal-da-record-news/videos/comentarista-richard-rytenband-fala-sobre-o-desempenho-da-bolsa-de-valores-em-2015-30122015