agenciabrasilKellyOliveira1 Mercado erra projeções desde 2001

Banco Central divulga Boletim Focus (Foto: Kelly Oliveira/Agência Brasil

O boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda (11), apresentou melhora nas projeções para o PIB e a inflação deste ano, com aposta de um crescimento de 0,6% ante a 0,5% e um IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) menor de 3,14% ante a 3,38% da semana anterior.

E, afinal, o que é o Boletim Focus?

É um relatório divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central com as projeções feitas pelo mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do país, como PIB, inflação e dólar.

Na prática, qual é o grau de acerto do Focus para o PIB nos últimos anos?

O Economia em Cinco Minutos fez um levantamento exclusivo dos últimos 16 anos (2001 a 2016) das projeções feitas pelo mercado. Como critério, foram observados os dados divulgados pelo Boletim Focus no início de julho de cada ano – números previstos seis meses antes do fechamento do ano.

Mesmo com um horizonte mais curto, em nenhum ano o boletim acertou o resultado do PIB!

Considerando uma pequena margem de erro de 0.3% para cima ou para baixo, ainda assim a maioria das previsões (10 de 16) passou longe da realidade.

Outro ponto que chamou a atenção foi que os maiores erros ocorreram justamente em períodos de crise como 2001/2002, 2007/2008 e 2015.

Devemos desconsiderar o Boletim Focus?

Não! No entanto, é preciso ter muito cuidado com as projeções, entendendo que a maior utilidade é detectar as mudanças de humor do mercado ao longo do tempo e não os números absolutos em si.

As melhores previsões são feitas por aqueles que tem a sua pele em risco, que estão expostos financeiramente aos seus erros e acertos, diferentemente de quem mesmo errando feio poderá renovar sua previsão na próxima semana, sem qualquer tipo de consequência.

Veja a tabela:

20170911 boletim focus Mercado erra projeções desde 2001

 

*As revisões do PIB no período não alteram as conclusões do levantamento