tipos de divórcio 01 O que o lixo e o divórcio falam sobre a economia

Em épocas de recessão, cai o número de pessoas divorciadas

 

Esqueça por um momento os indicadores como PIB, inflação, taxa de desemprego e outros amplamente utilizados por economistas e o mercado. Na era em que grandes quantidades de informações fluem livremente e permitem mapear em detalhes os hábitos da sociedade, alguns economistas utilizam outros indicadores pouco ortodoxos para entender e prever os movimentos econômicos.

O Economia em 5 Minutos listou alguns destes indicadores que estão sendo utilizados no exterior como o índice de lixo e o do movimento dos restaurantes que, inclusive, ajudou a prever a crise de 2008 nos Estados Unidos. Saiba quais são e o que cada uma significa na prática.

 

O índice do lixo

Criado em 2010, pelo economista Michael McDonough, o índice do lixo se mostrou certeiro em antecipar os rumos da economia 82% das vezes. O conceito é bastante simples, o PIB está relacionado  com a quantidade de lixo produzido. O motivo: se você criar e comprar coisas, você também tem de jogar outros produtos fora.

O índice antecipa o resultado do PIB, pois os dados da quantidade de lixo são divulgados com muito mais antecedência que os dados do PIB, normalmente divulgados com meses de atraso em relação ao período.

 Taxa de divórcio

A ideia do indicador é existem vantagens financeiras para se casar e passar por um divórcio pode ser caro. Estudos recentes demonstraram que um casal tem menos probabilidade de se divorciar durante uma recessão e o dinheiro geralmente é o fator motivador dessa decisão. Uma queda brusca na taxa de divórcio pode não ser por que os casais estão todos se dando muito bem, mas que uma recessão pode estar logo a frente.

 Índice uso de Cupons

Quando a economia começa a emperrar e as famílias ficam apertadas, elas recorrem a cupons de desconto para tentar reduzir os custos em coisas como restaurantes e compras no supermercado. Em 2009, após a crise americana, o número de consumidores que utilizaram cupons subiu muito e foram utilizados mais de 3,3 bilhões de cupons!

 Índice dos Arquitetos

Este índice mede a procura por serviços de arquitetura nos Estados Unidos e é considerado um dos melhores termômetros para a atividade de construção civil, por medir o nível de interesse na construção de novos imóveis. Um resultado positivo pode ser sinal de força ou recuperação na economia em geral, enquanto um negativo pode sinalizar uma fraqueza ou uma desaceleração em andamento.

Índice do movimento em restaurantes

As despesas com restaurantes são consideradas não essenciais, portanto são um bom termômetro da confiança do consumidor e como anda sua situação financeira, já que no primeiro sinal de crise, os primeiros cortes no orçamento doméstico são justamente nesse tipo de despesa.

O Restaurant Performance Index fornece uma perspectiva da indústria de restaurantes nos Estados Unidos. Como podemos observar no gráfico abaixo (círculo 1), no final de 2007 o índice já apresentava uma queda significativa, alertando que a confiança do consumidor estava baixa e principalmente, mostrava uma deterioração da renda do americano, enquanto a maioria dos economistas não vislumbrava qualquer risco de recessão. Poucos meses depois se iniciaria uma das piores crises da história recente e que tem reflexos no mundo até hoje.

No cenário atual, podemos observar que o índice se encontra bem acima de 100 (círculo 2), o que significa expansão desta indústria, e não sinaliza que a economia americana está na iminência de uma recessão.

Restaurant Index 1 O que o lixo e o divórcio falam sobre a economia