industriarodolfobuhrerfotopublica1 O que o resultado da indústria tem a ver com você?

Indústria de automóveis teve resultado positivo (Foto: Rodolfo Buhrer/Fotos Públicas)

A produção industrial brasileira interrompeu em agosto quatro meses consecutivos de expansão na produção, com queda de 0,8% frente a julho, na série com ajuste sazonal. A principal influência negativa em agosto foi registrada por produtos alimentícios que recuou 5,5% e por outro lado o destaque positivo se deu com veículos automotores, reboques e carrocerias (6,2%).

Porém, nos oito primeiros meses do ano o resultado geral da indústria foi positivo, com um crescimento de janeiro a agosto de 1,5%.

Mas, o que o resultado da indústria tem a ver comigo?

Tudo! Se você vive e trabalha no Brasil saiba que a indústria está influenciando diretamente o seu dia a dia, inclusive o seu atual e futuro salário.

Como?

Para a fabricação de determinado artigo são necessárias várias etapas de produção. Quanto mais elaborado o produto, mais etapas serão necessárias. Para se fabricar um carro, por exemplo, precisamos de um motor, carroceria, vidros, espelhos, enfim uma série de peças que serão utilizados para se chegar num carro. Também precisamos do conhecimento de COMO FAZER um carro.

Portanto, quanto mais tecnológico e complexo for determinado artigo, mais etapas serão necessárias, mais pessoas e empresas envolvidas no processo.  O que não ocorre no setor de extração e processamento de itens básicos, as commodities, que não exigem a formação de tantos elos produtivos e nem a diferenciação tão grande de uma atividade para outra quanto ocorre na indústria.

A maior divisão do trabalho que emerge no processo industrial permite uma maior especialização dos processos e dos trabalhadores, o que aumenta a produtividade como um todo na economia. O país aprende a produzir mais e melhor em um período de tempo menor. O aumento da produtividade permite que os salários sejam maiores e de forma sustentável, diferente de 2011-2014, quando salários subiram, mas a produtividade não, o que pressionou o custo das empresas, reduziu sua capacidade de investimento e encareceu o custo de vida como um todo no país.

Como fortalecer a indústria no país?

Um país com uma estrutura produtiva diversificada, ou seja, com uma indústria capaz de fabricar produtos de alto valor agregado e um setor de serviços sofisticados exige uma série de pressupostos para um bom ambiente de negócios, como infraestrutura adequada de transportes e de comunicações, segurança jurídica, abertura comercial, incentivo às inovações tecnológicas, capacitação dos trabalhadores e o mais importante transparência na sociedade que permita o resgate da confiança e cooperação entre os membros da sociedade. A corrupção, combinada com a impunidade, é o que mata a confiança em uma sociedade. É o veneno que condena o desenvolvimento e a inovação.

PMI Agosto O que o resultado da indústria tem a ver com você?