A carga tributária brasileira, o quanto da produção de riquezas é direcionada para tributos é uma das maiores do mundo. Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que brasileiros pagam o equivalente a 33,4% do tamanho da economia em taxas e impostos e é a maior em relação aos países da América Latina e Caribe.

 

4 20170605 economia sem paleto carga tributaria america latina caribe Veja o quanto você paga de impostos no seu dia a dia

 

O brasileiro trabalha 153 dias apenas para pagar os tributos, bem distantes dos 91 dias que um mexicano precisa. E o contribuinte brasileiro não vê o retorno em serviços públicos de qualidade.

dias pessoas para pagar impostos MUNDO Veja o quanto você paga de impostos no seu dia a dia

Além de elevada, a carga tributária penaliza as classes menos favorecidas uma vez que o Brasil é um dos campeões mundiais em tributar produtos e serviços. Como quase a totalidade da renda dos mais pobres se destina ao consumo, eles acabam pagando proporcionalmente mais tributos.

dias pessoas para pagar impostos MUNDO1 Veja o quanto você paga de impostos no seu dia a dia

 

A tributação chega a dobrar o preço de alguns produtos, como a gasolina ou mesmo um chuveiro elétrico.

7 20170605 economia sem paleto cartela4 Veja o quanto você paga de impostos no seu dia a dia

Já em relação a renda, lucro e ganho de capital o Brasil está na lanterna da tributação, com uma carga tributária em relação ao PIB de apenas 5,85%.

 

9 20170605 economia sem paleto carga tributaria ganho capital Veja o quanto você paga de impostos no seu dia a dia

Mas há injustiças também na tributação do imposto de renda pessoa física, já que a tabela está defasada em relação a inflação do período e isso faz com que muitos brasileiros que deveriam estar na faixa de isenção paguem impostos. Se a tabela fosse totalmente corrigida pela inflação, ou seja, fosse considerado apenas o aumento real de poder aquisitivo do contribuinte estaria na faixa de isenção quem tem renda mensal até R$ 3.454,65 e não o limite de até R$ 1.903,98 que vigora hoje. Sem a correção quem deveria estar isento acaba pagando alíquota de 15% de imposto de renda.

 

11 20170605 economia sem paleto cartela5 Veja o quanto você paga de impostos no seu dia a dia

A Reforma Tributária é essencial para o País!

Mas, para ser eficiente, além da simplificação dos tributos, ela precisa reduzir drasticamente a carga tributária sobre produtos e serviços. O caminho para esta redução de tributos é via austeridade boa, através da redução de gastos governamentais e não de aumento de carga tributária.

Para acompanhar o quanto já pagamos de impostos este ano acesse o Impostômetro:

https://impostometro.com.br/