IRgettyimages Veja o que fazer com a restituição do imposto de renda

Dicas de como e onde usar o dinheiro da restituição do IR (Foto: Getty Images)

Nesta segunda (16), a Receita Federal paga o 5º lote da Restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2016. De acordo com dados da Receita, 2.420.458 contribuintes receberão, ao todo, R$ 2,8 bilhões.

Tem direito a receber a restituição quem pagou Imposto de Renda a mais durante o ano. Pessoas que têm muitos gastos com dependentes ou despesas médicas, terão mais dinheiro para receber. A Receita libera sete lotes de junho a dezembro e os valores são corrigidos pela taxa Selic, mas a partir do momento que é colocada à disposição do contribuinte, não sofre mais qualquer tipo de correção.

Recebeu o dinheiro neste lote? O Economia em 5 Minutos te ajuda a usar da melhor maneira.

Pague suas dívidas!

Se você tem dívidas, não pense duas vezes, quite o que deve, essa deve ser a prioridade. Comece com o que é essencial, contas de água e luz em atraso, por exemplo, são serviços que podem ser cortados quando as contas estão atrasadas.

Nenhuma aplicação ou investimento cobrirá taxa de juros do rotativo do cartão de crédito ou cheque especial. Lembrando que a taxa média do rotativo está em 397,4% e do cheque especial 317,3% — ambos ao ano.  Não parcele, pague tudo o que deve de uma vez. Com dinheiro em mãos, vale negociar um desconto.

Investimentos

Não tem dívidas, mas o orçamento empata com as contas do fim do mês, use o dinheiro da restituição para ter uma reserva de emergência. Qual o melhor investimento? Aquele que tem melhor liquidez, ou seja, que pode ser resgatado a qualquer momento.

Uma boa opção é investir em títulos do Tesouro Direto, que acompanham a Selic, a taxa básica de juros. Investimentos mais tradicionais como CDBs e fundos de renda fixa oferecem taxas melhores para quem tem mais dinheiro.

Você tem um sonho? Quer viajar? Fazer uma pós-graduação? Defina seu objetivo financeiro e o prazo para realizá-lo. Só aí é possível avaliar qual o melhor investimento, mas a longo prazo, o Tesouro pode ser uma opção.

Consumo consciente

Se for aproveitar o valor para comprar algo que já estava no planejamento é importante pesquisar. Não tenha pressa, a variação de preços de um mesmo produto é grande, fique atento. Se programe para os presentes de fim de ano. Faça uma lista, veja o que realmente é preciso comprar. E não se esqueça, a melhor de forma de pagar é à vista. Peça descontos, negocie.