28 Ago 20h05
Pitacos, pensamentos e reflexões ao final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro
E o primeiro turno do Campeonato Brasileiro chega ao fim.
Corinthians líder com 37 pontos.
Flamengo em segundo (36), São Paulo e Vasco em terceiro (35), Botafogo em quinto (34) e Palmeiras em sexto (32).
Alguns pitacos:
* Um belíssimo campeonato até agora, com times técnicos, grandes jogadores, elencos bem preparados fisicamente e muita disputa.
* Basta dizer que os cinco primeiros colocados estão separados por apenas três pontos. E os seis primeiros, por cinco. E ainda haverá a estreia dos craques Luis Fabiano e Adriano Imperador.
* O Corinthians parece ter perdido parte da segurança exibida no início da competição. Neste momento, o Timão não passa ao adversário aquela mesma certeza de que, em algum momento, vai dominar e ganhar o jogo. Como resultado disso, no outro lado, os adversários mais diretos, e até mesmo os médios, quando atuam em casa, passaram a acreditar que vencer o Timão neste campeonato é tarefa menos dura do que parece. A vitória do Palmeiras neste domingo (28) foi um exemplo acabado disso. Mesmo assim, o Curingão permanece forte e competitivo. É ainda um sério candidato ao título.
Sergio Barzagui - Gazeta Press
* O Flamengo vive um processo parecido com o do Corinthians. Com um elenco bem montado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, um R10 motivado e recuperado e uma arrancada fulminante a partir da sexta rodada, o Fla deixou a sensação de que iria terminar o turno em primeiro lugar. Iludido por essa sensação, até este colunista caiu do cavalo ao palpitar que o rubro-negro seria líder neste domingo (28). Mas palpite é para isso mesmo: ter coragem de dar e de errar. Bom, mas depois desta arrancada, o rubro-negro sentiu muito o desgaste, as contusões de jogadores e as convocações das seleções de base, que quebraram o elenco e as opções do técnico em muitos jogos. E, sobretudo, a nova queda de produção do atacante titular Deivid, que voltou a perder gols decisivos após uma melhora de produção que o levou ao quarto lugar na lista de artilharia, com oito gols. Com isso, entregou partidas ganhas e deixou de ganhar pontos bobos, que certamente o colocariam na liderança. Em relação à rodada final do turno, o Fla deve ir para casa feliz, sem reclamar do destino. Arrancou um empate e um ponto contra o Vasco, mas, a rigor, mereceu ser derrotado pelo adversário que jogou melhor o tempo todo e não soube ganhar a partida mesmo tendo um jogador a mais desde os 41 minutos do primeiro tempo, com a expulsão do zagueiro rubro-negro Welinton. Apesar de tudo isso, O Fla permanece, a exemplo do Corinthians, como um dos favoritos. Se souber aproveitar bem a volta dos jogadores suspensos, contundidos e convocados, e não perder a quantidade de pontos bobos em empates para times menos competitivos, como ocorreu sobretudo na primeira metade do primeiro turno, é outro sério candidato ao título.
* A capacidade competitiva apresentada pelo São Paulo nos últimos dez ou quinze anos é admirável. A meia bomba, apresentando um futebol que não encanta, o Tricolor, a exemplo do que ocorreu em outros Brasileirões recentes, consegue permanecer entre os primeiros e ameaçar líderes que apresentam um futebol melhor do que seu. Agora, com o retorno dos jovens jogadores campeões da sub-20 e o reaparecimento do bom futebol de Dagoberto e, sobretudo, de Lucas, como se viu no jogo contra o Santos, O Sampa certamente vai incomodar muito mais no segundo turno. Não se espantem se o Tricolor assumir a liderança do campeonato nas próximas rodadas. Se jogando essa bola dura, murrinha e com aparência burocrática na quase totalidade do turno chegou ao final dele a apenas dois pontos do líder, pensem no que poderá melhorar com o retorno do bom futebol de Dagoberto, Lucas e companhia.
* Ah, que pena... Força, Ricardo Gomes, muita força. O Vasco chegou ao final do returno como o time dono do futebol mais agradável e destemido do campeonato. Além disso, deu uma lição danada nos outros clubes, e de resto em todo o ambiente do futebol, ao mostrar que o título de Copa do Brasil não é motivo para puxar o freio de mão no Brasileirão. Mesmo com a conquista e a vaga na Libertadores garantida, o Gigante da Colina continuou a partir para dentro dos adversários e a buscar as vitórias jogando com vontade e disciplina. Sem fanfarronices e primadonnismos periféricos, o educado Ricardo Gomes pacificou o elenco, domou jogadores com passado de ocorrências polêmicas, como Diego Souza e Felipe, e colocou o grupo sob seu comando. Tudo com muita serenidade e o apoio da boa e nova geração de diretores vascaínos, liderada pelo presidente Roberto Dinamite. Pois logo agora que tudo isso de bom ocorria em conjunto, para ajudar a recuperar a imagem o Vascão tão abalada pelas últimas gestões, eis que vem esse acidente vascular encefálico hemorrágico para tomar 70% do cérebro do técnico, colocar em risco o equilíbrio do Vasco, a arrancada do time no campeonato e, pior de tudo, a vida do doce Ricardo Gomes. Que o Divino o segure firme e o tire dessa. Força, Vasco. Força Ricardo Gomes.
* O Botafogo é outro time muito equilibrado. Se deixarem chegar, pode incomodar. Tem bons atacantes, um time dedicado e um técnico, Caio Júnior, em harmonia com o elenco. A vitória de virada contra o Fluminense provou isso. Se deixarem encostar, o Fogão pega uma dessas vagas da Libertadores e até ameaça os líderes. Afinal de contas, está a apenas uma vitória - ou a uma derrota, como queiram - do líder Corinthians.
O Palmeiras, outro time que joga um futebol chatinho mas muito competitivo, também poderá retomar forças com essa vitória sobre o Corinthians. A vitória de virada ocorreu, antes de tudo, por mérito do técnico Luiz Felipe Scolari. Com a segurança da defesa menos vazada do campeonato, a liderança segura de Felipão e um pouco menos de política autossabotadora e autodestrutiva nas internas do clube, o Verdão poderá manter-se como um dos candidatos a uma vaga na Libertadores e até mesmo ao título.
Resumo da ópera: diante deste cenário absolutamente eletrizante, é esperar para ver um segundo turno disputado a milímetros e sob medida para os amantes de futebol.
O melhor do Futebol você encontra aqui. No R7.














