palmilha Sente dores nos pés? Palmilhas sob medida pode ser a soluçãoSente dores nos pés? Pouca gente sabe ou mesmo se atenta, mas usar uma palmilha pode ser a solução para o seu problema, pois vamos combinar que viver com dor realmente ninguém merece.

Aquelas que compramos em lojas (que serve para todo mundo, sabe?) ajudam a melhorar as dores, mas as feitas sob medida realmente trazem mais conforto e, melhor ainda, são produzidas para atacar o seu problema. Hoje, há tecnologia de impressoras em 3D em que se imprimi uma palmilha em poucas horas. Para se ter o desenho perfeito do produto, a pessoa passa por máquinas que captam os pontos de pressão e também das medidas dos pés.

De acordo com Mateus Martinez, fisioterapeuta-chefe do Pés sem Dor, a palmilha pode ser a solução das dores, pois ela vai “na causa da dor, ou seja, ataca a causa do problema, em vez de a pessoa tomar remédio ou fazer uma massagem ou mesmo colocar um gelo”.

— A palmilha consegue redistribuir a pressão local do pé tirando pontos de hipersobrecarga que provoca dores e lesão nos tecidos dos pés. Outra maneira que a palmilha atua é na artrose do joelho. Quem tem as articulações desalinhadas, também tem sobrecarga, e as palmilhas podem alinhar a pisada e, consequentemente, a articulação do joelho.

Causas das dores

Um dos problemas mais comuns que causa dor nos pés é a fascite plantar —  ocorre quando há uma inflamação aguda da fáscia plantar  (tecido que se estende do calcanhar por toda planta do pé). Quando sobrecarregada, ela inflama e causa dor no calcanhar ou no arco do pé. Algumas vezes, pode irradiar para outras regiões, como tornozelos, dorso do pé e tendão de Aquiles.

Mas existem outras condições também, como metatarsalgia, que dá dores nas pontas dos pés e está associada ao uso de salto alto e a quem caminha longas distâncias, por exemplo. Há também o Neuroma de Morton em que o paciente sente que está pisando em uma pedra”.

Fatores de risco

Obesidade, sedentarismo, a idade, o tipo de pé e até mesmo o tipo de sapato são fatores de risco para dor nos pés. Por isso, fique atento para o que pode estar prejudicando sua saúde.

Cada caso é um caso

Se você sente dores nos pés ou até mesmo nos joelhos, procure ajuda de um ortopedista ou mesmo um fisioterapeuta. De acordo com Martinez, o médico irá primeiramente avaliar se o caso da pessoa é cirúrgico ou não. E, depois, o medico ele irá encaminhar ao fisioterapeuta, que vai avaliar se a palmilha pode resolver sozinha o caso da pessoa ou não.

— Se o problema for por conta de sapato errado, palmilha pode resolver por um ou dois dias. Se a pessoa tem lesão crônica associada à fraqueza muscular, obesidade, lesão no tecido ou mesmo uma inflamação, a palmilha ajuda a tirar a sobrecarga, mas a pessoa precisará fazer o fortalecimento muscular. Para essas pessoas, damos um prazo de 1 semana a 90 dias para a melhora, dependendo da gravidade, da cronicidade. Varia caso a caso.

O fisioterapeuta ainda complementa que cada palmilha pode durar de um ano a um ano e seis meses. E pode servir para sapatos variados.

— A palmilha deve ser utilizada enquanto houve dor e também tem caráter preventivo. O bacana da  palmilha feita sob medida é que ela é realizada  para o seu problema, e a pessoa recebe com orientações de como deve ser utilizada. Há todo o tratamento, não é só um pedaço de plástico”.

Gostou? Espero que te ajude!