sanduiche Vai fazer Enem? Saiba os alimentos que são seus aliados na hora da provaVai fazer a prova do Enem?

Se alimentar bem e de forma leve é fundamental para ter bom desempenho na prova. Quando eu costumo fazer exames longos, procuro me programar para comprar os alimentos e levar meu kit básico. Isso me ajuda muito! E você? Já se programou?

A coordenadora de nutrição da liga de obesidade infantil do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo), Clarissa Fujiwara, afirma que o cérebro é responsável pelo consumo de um terço da energia do corpo. E essas provas tão longas podem levar a quedas nos níveis de açúcar no sangue que prejudicam o desempenho do estudante e a dificuldade de concentração.

— Já alimentos estimulantes, como é o caso do cacau ou pó de guaraná, podem acionar áreas do cérebro relacionadas à concentração. Porém, é necessário que o vestibulando não coma alimentos fora de sua rotina ou que possuam propriedades que provoquem desconforto estomacal.

Veja as dicas da especialista:

Café da Manhã

Se você já tem costume de tomar guaraná, Clarissa diz que essa opção interessante, pois o alimento possui “compostos bioativos estimulantes do sistema nervoso central, e essa fruta tem sido associada a uma maior ativação de áreas do cérebro relacionadas à concentração”.

Assim, veja a seguinte receita:

Prepare uma vitamina com um copo de leite batido com uma fruta como banana, frutas vermelhas ou polpa de açaí, e adoçar com mel e misturando com meia colher de chá do pó de guaraná.

Outra opção:

Café da manhã com leite, pão integral, queijo branco e geleia. "O importante é balancear carboidratos integrais e proteínas, podendo ter também a opção de consumir iogurte com frutas e, cereais", diz a especialista.

Atenção: mesmo que você não esteja acostumado a tomar café, é preciso pelo menos comer uma fruta para quebrar o “jejum noturno”.

Almoço ou lanche da tarde

Se alimente com diversos grupos alimentares como um carboidrato integral (arroz ou macarrão) acompanhado de alguma proteína como filé de frango ou carne sem gordura. Vegetais também podem compor o prato.

Se for fazer o almoço fora de casa, um sanduíche integral é uma boa opção. Pode ser com pão integral, queijo branco, frango desfiado ou atum light e cenoura ralada ou alface.

Fuja de: molhos mais gordurosos a base de cremes, ou frituras, pois têm uma digestão mais difícil e podem causar desconforto durante o exame.

— Essa é a clássica orientação de não comer uma feijoada antes do vestibular.

Durante a prova

Leve seu kit lanche para o exame. Primeiro de tudo: é muito importante se preocupar com a hidratação. Você pode escolher por garrafa de água, água de coco, isotônico ou suco integral. Além isso, leve também fruta (escolha a que te agrade mais) ou barrinha de cereal de frutas ou castanhas.

Uma dica legal é o chocolate, né? Afinal, ninguém é de ferro e, assim como o guaraná, ele ajuda a estimular o sistema nervoso central.  “Quanto mais amargo, e maior quantidade de cacau, melhor”, complementa Clarissa.