distrito federal

Evento da ONU movimenta Brasília

“Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”. É com esse slogan que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o grupo ONU Verde se preparam para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante toda a primeira semana do mês de junho.

Este ano, a data vai ganhar uma programação especial em Brasília, sede das Nações Unidas no Brasil. Abrindo a semana de comemorações, PNUMA e ONU Verde realizam no dia 31 de maio, uma Feira Orgânica no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), com a presença de feirantes locais e especialistas na alimentação orgânica. Além da venda de hortaliças e produtos, acontecerá uma mesa de debate com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (EMATER-DF), produtores agrícolas e donos de restaurante.

Além disso, um chef orgânico promete preparar receitas deliciosas para degustação dos convidados. Entre os dias 1º e 6 de junho, é a vez do Cine Brasília entrar em ação. A mostra, intitulada “Dia Mundial do Meio Ambiente 2015” vai exibir dez filmes, entre curtas e longas-metragens, serão exibidos para os brasilienses que quiserem conhecer um pouco mais sobre consumo sustentável. Ao final de cada sessão, convidados do PNUMA debaterão com a plateia as ideias expostas nos filmes. O objetivo é discutir a questão do consumo, seus impactos e a importância de escolhas conscientes.

Para encerrar a programação, no dia 7 de junho, os brasilienses poderão participar de um Passeio Ciclístico, no Eixão Sul. Basta se inscrever no site www.onuverde.org.br e entrar na programação. Ao final do evento, os inscritos poderão visitar a tenda do PNUMA para participar de debates e exposições sobre o tema. Durante toda a semana, haverá uma campanha On-line para promover o consumo sustentável aos brasileiros, com a divulgação da hashtag #EuSonhoVerde e posts para estimular práticas mais conscientes no dia-a-dia da população.

O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) é o maior dia para ações ambientais positivas. Estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 1972, o WED é celebrado todo dia 5 de junho. A data é o principal veículo por meio do qual a ONU estimula a conscientização ambiental em todo o mundo e encoraja a atenção a ações políticas. O WED dá uma perspectiva humana aos problemas ambientais, habilita as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e defende parcerias múltiplas entre partes interessadas em apoio ao meio ambiente.

http://r7.com/uMIq