Nelson Missias 150x150 Desembargador do TJMG toma posse em Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado

Nelson Missias de Morais leva toda a sua experiência para a Academia Internacional de Jurisprudência Direito Comparado

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais, tomará posse nesta sexta-feira (13) na Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado no Rio de Janeiro, uma das principais instituições jurídicas do país.

O evento será na sede da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ).

Nelson Missias de Morais irá suceder o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Oscar Dias Corrêa, e ocupará a Cadeira nº 30 da Academia, cujo patrono é o jurista e também ex-ministro da mais alta Corte do país, João Barbalho Uchôa Cavalcanti.

Criada em 1983, a Academia tem por finalidade estudar e debater o direito comparado e a jurisprudência internacional.

Com uma larga experiência na área, o novo componente da Academia é desembargador do TJMG desde 2010. No TJ mineiro ele coordenou o Programa Novos Rumos (sistema inovador destinado a fortalecer a humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade e das medidas de internação).

Foi presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); diretor do Instituto de Ciências Penais (ICP) do Estado de Minas Gerais e Secretário-Geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).  Atualmente é vice-presidente Legislativo da AMB.

Natural de João Pinheiro (MG), formou-se em Direito e em Pedagogia. Coautor de dois livros, possui ainda diversos artigos publicados em revistas especializadas, jornais de grande circulação do país e em sites jurídicos.

Nelson Missias tem atuado também na área acadêmica, como professor de Direito Penal e Processual Penal dos cursos de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF).

Lecionou a mesma cadeira na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; e atuou como professor convidado de Direito Penal e Processual Penal nos cursos de Pós-Graduação da Faculdade Gama Filho (RJ) e da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce.