- Blog Helcio Zolini - http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini -

Fruto do descaso, lama atinge o mar. O planeta não merecia mais essa sujeira

Postado por hzolini em 22/11/2015 às 11:56 em Uncategorized | Nenhum comentário

lama chega ao mar 150x150 Fruto do descaso, lama atinge o mar. O planeta não merecia mais essa sujeira [1]

O trágico encontro da lama com o mar ocorreu neste final de semana

Como previsto, o indesejável encontro da lama com o mar ocorreu neste sábado (21), inaugurando nova fase dessa que é a maior tragédia ambiental do país.

Resultado do descaso, a tragédia teve início há duas semanas, quando uma das barragens de rejeitos de mineração da Samarco (empresa da Vale e da BHP Billiton) se rompeu em Mariana, despejando toneladas de lama de minério por cima do que estava na sua frente, e deixando um rastro de mortes, de desolação e de devastação ambiental jamais vistos.

Além de matar gente e destruir vilarejos, o lamaçal comprometeu para sempre o rio Doce.

O seu leito recebeu tanta lama que ninguém arrisca dizer qual será o seu futuro. Nem das milhares de pessoas e empresas que dependem de sua água para sobreviver.

Não bastasse tudo isso, o que chama a atenção é que sabia-se, desde o primeiro dia do desastre, que a trajetória destruidora traçada em Minas Gerais tinha um endereço certo: o litoral norte do Espírito Santo.

E impressiona ainda mais o fato de que nada foi feito para evitar que a lama seguisse seu percurso até atingir o mar.

Atônito e impotente o mundo assistiu esse trágico espetáculo cujo desfecho ainda é incerto.

De nada adiantaram a indignação e o olhar espantado da população para as imagens do desastre, nem toda a pressão feita sobre a Samarco, ameaçada com multas milionárias.

Afinal, alguém acha que ela faria em 15 dias, o que não fez em quase 40 anos?

Se tivesse  preocupações maiores com o meio ambiente, ela e as suas controladoras, as gigantescas Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, já teriam cercado e minimizado os riscos de sua atividade há muito tempo.

Poderiam, por exemplo, ter treinado melhor os moradores dos vilarejos vizinhos às suas barragens para enfrentar situações de emergências, instalado sensores nas barragens e alarmes confiáveis para anunciar desastres iminentes.

Além disso, o grupo minerador poderia ter buscado novas tecnologias de extração do minério que não utilizassem tanta água; monitorado melhor o nível das suas barragens; dado uma destinação mais adequada para os rejeitos; construído barragens secundárias; instalado mecanismos de proteção ao longo dos 550 quilômetros do rio até a sua foz, capazes de desviar eventuais rejeitos que nele fossem jogados, minimizando seus efeitos na natureza etc.

Medidas aparentemente simples, que talvez necessitassem de investimentos pesados. Mas, que, com certeza, poderiam evitar tantos danos, mortes e sofrimentos. E que representariam muito pouco diante dos lucros bilionários que ele vem obtendo ao longo de quase quatro décadas.

Mas como nada foi feito, agora só resta torcer para que o impacto da lama sobre o mar tenha sido superestimado e que espécies de peixes, tartarugas, golfinhos e outros tantos animais marinhos não sejam extintos, assim como mangues, praias e unidades de conservação biológica, não venham a ser destruídos.

E cobrar da Samarco, de seus dirigentes e controladores, o dinheiro capaz de indenizar à altura as vítimas do desastre, de reparar os prejuízos causados ao meio ambiente e aos patrimônios histórico e cultural das regiões afetadas, e limpar toda a sujeira que ela mesma criou e espalhou.

  [2]
  [3]


Artigo impresso de Blog Helcio Zolini: http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/fruto-do-descaso-lama-atinge-o-mar-o-planeta-nao-merecia-essa-sujeira-20151122/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/files/2015/11/lama-chega-ao-mar.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/fruto-do-descaso-lama-atinge-o-mar-o-planeta-nao-merecia-essa-sujeira-20151122//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/fruto-do-descaso-lama-atinge-o-mar-o-planeta-nao-merecia-essa-sujeira-20151122//print