O prefeito de Belo Horizonte (MG), Alexandre Kalil (PHS), é hoje o nome mais bem posicionado para a disputa pelo governo de Minas Gerais. Neófito na política e com apenas sete meses de mandato à frente da Prefeitura, ele lidera com folga os dois cenários testados esta semana pelo instituto Paraná Pesquisas junto ao eleitorado capital mineira.

No melhor deles, sem a presença de um candidato tucano, Kalil abre uma dianteira de 10,4 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o governador Fernando Pimentel (PT). Ele vai a 31% das intenções de voto ante os 20,6% obtidos por Pimentel, também em seu melhor cenário.

Quando o nome de um tucano é incluído no levantamento, no caso o do ex-governador mineiro e senador Aécio Neves,  Kalil cai para 25,2% e Pimentel recua para 17,8%.

Já Aécio que até há vem pouco tempo era considerado imbatível em Belo Horizonte alcança míseros 6,5% e fica em quinto lugar na preferência dos belo-horizontinos, atrás do ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) e do deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), os dois, respectivamente, com 12,6% e 6,6%.

Não-políticos

Os pesquisadores testaram também os nomes de outros quatro eventuais candidatos sem tradição política. O mais bem posicionado ente eles foi o do procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot (sem partido).

Ele é seguido pelos nomes dos empresários Salim Mattar, Robson Andrade e Vicente Falconi, todos também sem filiação partidária. Em seus melhores resultados, Janot abocanhou 4,5% das intenções de voto; Salim Mattar, 2,5%; Robson Andrade, 2,3%; e Falconi, 1,8%.

Os pesquisadores entrevistaram 804 eleitores entre os dias 15 e 18 de julho.A margem de erro da sondagem é de 3,5%, para mais ou para menos.

Veja abaixo os dois cenários pesquisados:

1) Se as eleições para Governador MG fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o Sr(a) votaria? (ESTIMULADA)

Alexandre Kalil - 25,2%

Fernando Pimentel - 17,8%

Márcio Lacerda -12,6%

Rodrigo Pacheco - 6,6%

Aécio Neves - 6,5%

Rodrigo Janot - 3,3%

Dinis Pinheiro - 2,8%

Salim Mattar - 2,5%

Não sabe - 5,0%

Nenhum - 17,7%

2) Se as eleições para Governador fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o Sr(a) votaria? (ESTIMULADA)

Alexandre Kalil - 31,0%

Fernando Pimentel - 20,6%

Rodrigo Janot - 4,5%

Josué Alencar - 3,8%

Dinis Pinheiro - 3,3%

Tarcísio Delgado - 2,4%

Robson Andrade - 2,3%

Vicente Falconi -1,8%

Não sabe - 5,9%

Nenhum - 24,4%