jatinhos2 300x130 Não existe almoço grátis; muito menos jatinho

De quem são os aviões que levam candidatos em campanha?

O desastre aéreo que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), levantou várias dúvidas e curiosidades. Por exemplo: quem são os donos dos aviões e helicópteros que cruzam diariamente os céus do Brasil a serviço dos candidatos que estão em campanhas para presidente e para os governos nos estados?

São aviões próprios, pertencem aos próprios candidatos ou são dos partidos? São alugados ou emprestados? Nesses dois últimos casos, quem os aluga ou empresta e como serão pagas as faturas?

Como são muitos os candidatos em campanha no país, podemos começar indagando aos presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas de opinião como Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB): de quem são os aparelhos que suas excelências utilizam para seus deslocamentos e de suas equipes?

Marina Silva (PSB), que ingressou como protagonista na campanha praticamente agora, mas que certamente já deve ter uma aeronave à sua disposição, também já poderia ir se explicando na mesma linha. Falar sobre o atual sem se esquecer de explicar a origem do jato que caiu matando seu ex-companheiro de chapa e outras seis pessoas.

Nos estados poderia ser feito a mesma coisa. Em Minas Gerais, por exemplo, Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB), tem voado bastante, de avião ou de helicóptero. Poderiam fazer a gentileza de esclarecer o eleitorado, que tem todo o direito de saber quem financia suas campanhas e de que forma eles pretendem retribuir as eventuais benesses que podem estar sendo lhes oferecidas. Afinal, como já nos ensinaram, não existe almoço grátis. Muito menos jatinho.