Pimentel Pimentel deve se eleger governador de Minas Gerais no próximo domingo, aponta VoxFaltando apenas 5 dias para a realização das eleições, o ex-ministro Fernando Pimentel (PT), encontra-se  virtualmente eleito governador de Minas Gerais, segundo pesquisa Vox Brasil/PRB divulgada nesta terça-feira (30/9).

De acordo com a sondagem, que ouviu 2.400 pessoas em 127 municípios, entre os dias 27 e 28/9,  o petista deve se eleger ainda no primeiro turno. Ele ampliou em mais 3 pontos percentuais a sua  dianteira sobre o segundo colocado, o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB). Pimentel tinha 38% no último levantamento e aparece agora com 41% das intenções de voto estimulada, contra 18% do tucano, que caiu um ponto. A diferença entre os dois aumentou, portanto, de 19 para 22 pontos percentuais.

Tarcísio Delgado (PSB) segue em terceiro, mantendo os mesmos 3% das preferências.Eduardo Ferreira  (PSDC), Professor Túlio Lopes (PCB), Fidélis Alcântara (PSOL) e Cleide Donária (PCO) tem 1% cada. Os que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum deles, somam 12%. Não sabem ou não responderam, 23%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea (quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado), Pimentel está com 23%, Pimenta com 10%, Tarcísio Delgado 1%. Os demais juntos tem 2%; nenhum deles, branco ou nulo 9%, e não sabem ou não responderam 54%.

Quando o instituto pergunta ao entrevistado se ele já está decidido ou não em quem irá votar, 70% disseram que sim; e 30% responderam não.

Na simulação para um eventual segundo turno entre Pimentel e Pimenta, o petista venceria o embate com 46% contra 22% do tucano. O percentual dos que não pretendem votar em nenhum dos dois, ou que vão votar em branco ou nulo  é de 11%. Não souberam ou não responderam foram 20%.

Senado

A corrida para o Senador, mostra o ex-governador de Minas Gerais Antônio Anastasia (PSDB) liderando com39%. O empresário Josué Alencar (PMDB) está em segundo com  20%. Tarcísio (PSDC), Margarida Vieira (PSB), Edilson Nascimento (PTdoB), Eduardo Batata (PSTU), tem 1% cada. Graça (PCO) não pontuou. Brancos, nulos e nenhum deles somam 12%, e não sabem ou não responderam 24%.

Presidente

O senador Aécio Neves (PSDB) ultrapassou a candidata Marina Silva (PSB) e aparece em segundo lugar nas intenções de voto para presidente da República, em Minas Gerais, segundo a pesquisa Vox Brasil/PRB. A corrida presidencial segue, contudo, sendo liderada pela candidata Dilma Rousseff (PT) que busca a sua reeleição.

De acordo com o levantamento estimulado feito pela Vox/PRB (quando o entrevistador apresenta os nomes ao entrevistado), Dilma está com 41% das intenções de voto, contra 24% de Aécio e 17% de Marina. Pastor Everaldo e Luciana Genro (PSOL) tem 1% cada.

Num eventual segundo turno, Dilma tem 50% das preferências, contra 35% de Aécio. Nenhum deles, brancos ou nulos somaram 7%, e não souberam ou não responderam 7%.

Na simulação de confronto entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem também 50%, contra 32% da socialista.. Neste cenário, nenhum deles, brancos ou nulos somaram 11%, e não souberam ou não responderam, 7%.

A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob os números BR- 00894/2014 e MG-00163/2014.