- Blog Helcio Zolini - http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini -

Por que crimes como o de Mariana não passam a ser tipificados como hediondos?

Postado por hzolini em 20/11/2015 às 18:13 em Uncategorized | Nenhum comentário

desastre minas 150x150 Por que crimes como o de Mariana não passam a ser tipificados como hediondos? [1]

Responsáveis pela tragédia merecem receber punição exemplar

O que ocorreu em Mariana não foram apenas crimes de ordem material, cultural, ambiental, ou contra a moral e a vida de pessoas.

Pelas proporções da tragédia, provocada pelo rompimento de uma das barragens de rejeitos de mineração da Samarco, o acontecido poderia muito bem ser tratado como um crime hediondo.

Pena que ele não está previsto na legislação.

Se tivesse, imporia aos acusados ou condenados pela sua prática, tratamento mais duro por parte da justiça, com maior tempo de prisão temporária e maior prazo para progressão de regime.

Mas, quem sabe, toda essa lama não sirva como inspiração para os congressistas aprovarem leis ainda mais duras contra empresas e pessoas que insistirem tocar seus negócios de forma tão danosa, irresponsável e perigosa.

Multar empresas, obviamente, é importantíssimo. Sem dinheiro não se faz nada, muito menos indenizar as vítimas ou reconstruir todo o patrimônio afetado por desastres como esse produzido pela Samarco. 

Mas só isso não basta.

Identificar os responsáveis pela tragédia e aplicar-lhes punições exemplares terá sempre um caráter pedagógico e fundamental para a preservação de vidas e do meio ambiente.

Inibirá, com certeza, outras empresas e seus dirigentes de atuarem de maneira tão negligente e irresponsável, pensando unicamente na lógica de seus resultados financeiros.

Como parece ter sido o caso da Samarco e o de suas controladoras, a Vale e a BHP Billiton.

Fica aí a sugestão.

  [2]
  [3]


Artigo impresso de Blog Helcio Zolini: http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini

Endereço do artigo: http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/por-que-crimes-como-o-de-mariana-nao-passam-a-ser-tipificados-como-hediondos-20151120/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/files/2015/11/desastre-minas.jpg

[2]  : http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/por-que-crimes-como-o-de-mariana-nao-passam-a-ser-tipificados-como-hediondos-20151120//emailpopup

[3]  : http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini http://noticias.r7.com/blogs/helcio-zolini/por-que-crimes-como-o-de-mariana-nao-passam-a-ser-tipificados-como-hediondos-20151120//print