Perder a face

Já se disse que países não tem amigos, tem interesses. Geralmente comerciais, econômicos, militares ou estratégicos. Mas o dirigente de um país não é amigo nem inimigo do seu colega enquanto ambos exercem seus cargos. No entanto, há uma simbologia quando um visita o outro e eles se abraçam, dão as mãos, trocam sorrisos, vão a jantares, banquetes, inaugurações juntos, mas, enquanto chefes de estado, não são amigos. As imagens servem para passar a população que há amizade entre eles e colabora para que as pessoas vejam os estrangeiros com boa vontade e simpatia. É comum que assinem tratados comerciais ou de fronteiras, ou de cooperação de toda ordem em cerimônias com alto grau de sofisticação, pompa e circunstância, protocolos e muita, mas muita imagem mesmo. Para alguns tudo aquilo foi produzido durante a estada do chefe de estado visitante pelos dois dirigentes. Guardadas as canetas, dá –se continuidade a um trabalho que se iniciou meses ou anos antes. Ou seja tudo aquilo foi preparado com grande antecedência pela burocracia, debatido exaustivamente entre as partes, aprontado com os mínimos detalhes apenas para que os dois chefes assinem diante das câmeras e na frente das bandeiras dos dois países.

A maior parte desse trabalho é realizado pelos diplomatas dos mais variados matizes e nível hierárquico. Na Antiguidade ninguém cuidou melhor  de aparelhar o Estado com um corpo diplomático competente do que a China. Inspirado no ideário de Confúcio, os chineses escolhiam os melhores para a carreira diplomática. Sabiam bem que as melhores vitórias são aquelas que não são disputadas  no campo de batalha com mortos e despesas imensas. Podem ser vencidas no campo diplomático, sem guerras, genocídios, despesas e destruição. Por isso tratavam o corpo diplomático com o maior cuidado e os mestres chineses ensinavam que em uma negociação não se pode perder “ a face”. Ou seja, o que foi dito, acertado, tratado, combinado ou costurado não pode voltar atrás, sob pena de desmoralizar uma instituição de tanto valor para o Estado. As vezes,quando todas as iniciativas fracassavam era preciso deixar o diálogo e partir para a guerra. Uma vez decidido, não se poderia voltar atrás. Esse axioma foi seguido ao longo do tempo e quando foi substituido provocou mais dano do que benefício, como a política do Big Stick inaugurada pelo primeiro Roosevelt, no início do século passado.

Ministros do exterior são tão importantes que no Brasil são chamados de chanceler. Suas decisões ou declarações tem imediata repercussão internacional e, muitas vezes, valem tanto quanto a do chefe de estado. Assim se um governo decide chamar seu embaixador em algum pais de volta para consultas a leitura é que alguma coisa grave ocorreu no relacionamento entre eles. Equivale a convocar o embaixador estrangeiro para dar explicações no ministério do exterior . Outro sinal que as coisas não vão bem. Por isso, os chefes de estado confiam no conhecimento técnico dos diplomatas, pois uma açodamento nesse campo pode resultar em prejuízos políticos e econômicos. Raramente um governante faz declarações de improviso sobre fatos que envolvam outros países como conflitos internos ou externos. A prudência chinesa manda ler e não improvisar. Falar em público e diante de jornalistas o que vem na cabeça é altamente condenado desde a época de Huang -= Ti. E muitos a perderam por não controlar a língua.

Jornal de Taiaçupeba

hero1 Jornal de Taiaçupeba

hero2 Jornal de Taiaçupeba

 

                                GRANDE BINGO BENEFICENTE

                                 _______________________ 

 

                                 No próximo sábado a SAT, Sociedade Ambiental de Taiaçupeba, promove a  Festa Agostina. O ponto alto é o bingo beneficente para manter os projetos sociais da SAT. Se você quiser instalar uma barraca, ligue para a Drielly no 47244248.

 

                                 FECHE A TORNEIRA, UAI

                                 ___________________  

 

                                 Este é o tema da quadrilha no próximo sábado. Todos podem vir dançar e se divertir nas barracas de comidas típicas, exposição de artesanato, bingo, brechó e levar o material educativo da SABESP sobre economia de água. Venha e traga a família.

 

                                 VISITA AO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

                                  _____________________________ 

 

                                  Um grupo de 40 crianças vai conhecer as entranhas do Teatro Municipal de São Paulo em agosto. São os vencedores do concurso de redação sobre a defesa do manancial e da água promovido pela SAT. O passeio ter música com a orquestra do Municipal, visita histórica e almoço. Em breve mais detalhes.

                          

                               ÔNIBUS PÉSSIMO

                                _____________

 

                                Moradores do distrito estão mal servidos pelos ônibus da JSL. O limite do tolerável está ultrapassado pelo péssimo serviço da empresa. Em várias oportunidades, por pouco, os passageiros não depredaram o veículo por causa dos atrasos e super lotação.  Até quando essa situação vai perdurar?

 

                               FORUM REGIONAL DE TAIAÇUPEBA VEM AÍ

                               __________________________________

 

                               Em setembro o GADESS promove o Fórum Regional de Taiaçupeba. Vão ser discutidas as diretrizes que a comunidade quer dar para o município e o que os cidadãos querem para a região. Será um dia todo de debates, palestras, oficinas e consulta popular sobre o destino do distrito. Em breve mais informações.

 

                               SOS CANTAREIRA

                               ______________

 

 

                         Depois de quase secar o Cantareira, maior reservatório de água da Grande São Paulo, a estiagem vivida em todo o Estado desde o fim do ano passado traz consequências duras para o segundo maior reservatório da região, o sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na capital paulista e em outros 9 municípios da região metropolitana.

 

                         SOS ALTO TIETÊ

                          ______________

 

                        Cinco meses após ter iniciado o "bombardeio" de nuvens para tentar fazer chover no Sistema Cantareira, a Sabesp vai repetir a estratégia no Alto Tietê, que também passa por grave crise de estiagem. A concessionária assinou  no valor de R$ 3,68 milhões, para induzir chuvas artificiais sobre as represas do segundo maior manancial da Grande São Paulo.

 

                         JUBARTE FELIZ

                          _____________

 

                         Depois de chegar à beira do extermínio, as baleias jubartes do Brasil estão salvas da extinção em águas nacionais. O Ministério do Meio Ambiente anunciou no  Dia Internacional da Biodiversidade, a desclassificação da espécie como ameaçada no País. A população local da espécie, que cem anos atrás era de aproximadamente 25 mil baleias, foi dizimada a míseros 2% disso (cerca de 500 animais) em meados do século 20.

Vestibular da Cidadania

fila cartório ae TL Vestibular da Cidadania

Assinale uma alternativa, ou escreva uma.

Candidatos a presidência se aliam com governadores de partidos diferentes:

a-      Isso é absolutamente normal uma vez que não existe voto vinculado no Brasil

b-      Confunde o diretor porque vota em  candidatos de partidos diferentes

c-       O eleitor é suficientemente politizado para saber em quem votar

d-      Com tanto partido político eles não influenciam a escolha do eleitor

e-      Isso prejudica a democracia porque não se sabe quem governa o Brasil.

 

DAZIBAO DO BARBEIRO

__________________(MURAL)

 

MANDE UM RECADO PARA OS QUE CRIARAM A LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Navalhada do dia

 Navalhada do dia

Aos poucos a gente fica sabendo detalhes sobre os candidatos a deputado federal e estadual nas próximas eleições.

Há quem entenda que para ser um bom parlamentar é preciso ter curso superior.

Há quem discorde.

Candidatos representam a sociedade brasileira como um todo, portanto são das mais diversas profissões e nível de escolaridade.

Vigilantes, mecânicos, motoboys, porteiros, domésticos e garis, por exemplo, disputam vagas.

Há ainda pastores, padres, cabelereiros, cantores, atores, alfaiates, artistas de circo, desenhistas, catadores de recicláveis, detetives particulares, engraxates, massagistas, coveiros e muito mais.

A questão é se são pessoas honestas, éticas, comprometidas com o interesse público.

Há muito engravatado com título de doutor que se elege para “se arrumar “.

Na sua opinião quais são os requisitos para um candidato receber o seu voto?

Faça um comentário no Twitter do Jornal da Record News, no Face ou no Blog do Barbeiro, que sou eu.

Clube do Balanço no musical do JRNews

DSC05299asfdasdasda Clube do Balanço no musical do <i>JRNews</i>

Livro

foto 1 Livro

Enquete e mural

O fechamento do pronto atendimento da Santa Casa de São Paulo deixou muita gente sem socorro médico (leia aqui).

É uma demonstração que o que o SUS paga para o hospital não cobre as despesas: 47%

A má gestão do hospital é responsável pelo déficIt crônico: 34%

A sociedade deveria fazer uma doação suplementar para manter a Santa Casa: 11%

É uma manobra política para tentar influenciar na eleição em andamento: 5%

O hospital deveria ser privatizado e dirigido por um plano de saúde: 3%

MANDE UM RECADO PARA O DIRETOR GERAL DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

Obrigado!

Vestibular da cidadania

petrobras plataforma agenciaestado 450x338 Vestibular da cidadania

Assinale uma alternativa, ou escreva uma nova.

O Tribunal de Contas isentou o Conselho de Administração da Petrobrás do prejuízo sofrido com a compra da refinaria de Pasadena

a-     Acertou porque os membros do conselho não tinham todas as informações da compra

b-    Errou porque a responsabilidade é só da diretoria executiva da empresa

c-     Prejudicou o valor das ações da Petrobrás ao denunciar que houve uma perda bilionária

d-    É uma evidência que a escolha dos diretores da empresa é política e não corporativa

e-     A perda não abala a empresa, afinal é uma estatal e o rombo é pago pelo contribuinte.

DAZIBAO DO BARBEIRO

___________________(MURAL)

MANDE UM RECADO PARA OS DIRETORES DA PETROBRÁS QUE COMPRARAM A REFINARIA DE PASADENA.

Navalhada do dia – Uma lousa para marajá

Uma lousa interativa pode ser encontrada na internet por R$ 4.500.

É um equipamento que torna as aulas mais interessantes para as crianças e facilita o trabalho do professor.

A prefeitura de Araraquara, no interior de São Paulo encomendoun a empresa Clasus Informática, 44 lousas.

Cada uma custou 14 mil reais.

Ou três vezes e meia mais caras do que são vendidas no mercado.

O Ministério Público, sempre ele, descobriu que a mesma manobra foi feita por outras prefeituras do interior.

Em Araraquara, a prefeitura pagou mais 18 mil por um tal de serviços prestados.

Há, sem dúvida, suspeita de superfaturamento.

Se comprovado quem poderia ter posto essa grana no bolso?

Como você se sente ao saber que o dinheiro do seu imposto tem essa destinação?

Mande o seu comentário para o twitter do JR News, para o Face no no Blog do Barbeiro, que sou eu.

Som do grupo Memórias de um Caramujo no musical do JRNews

grupo Som do grupo Memórias de um Caramujo no musical do JRNews